Nesta terça-feira (24/11), às 18h, o “Sem Estúdio”, produção do Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Famecos da PUCRS, entrevista Miguel Rossetto (PT). O programa semanal de entrevista coletiva, realizado por alunos do curso de Jornalismo da Universidade, recebe o candidato a vice-prefeito de Porto Alegre na chapa de Manuela d’Ávila (PCdoB).
Rossetto é formado em Ciências Sociais pela Unisinos e começou sua trajetória política no final dos anos 70. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi eleito deputado federal em 1996, tendo renunciado para ser vice-governador do Rio Grande do Sul no mandato de Olívio Dutra (1999-2002). Foi ministro do Desenvolvimento Agrário no primeiro governo de Lula (2003-2006), deixando a pasta para concorrer ao Senado, quando perdeu para Pedro Simon (MDB). Nos governos de Dilma Rousseff (2011-2016), voltou à pasta do Desenvolvimento Agrário, depois assumiu a Secretaria-Geral da Presidência e, posteriormente, o Ministério do Trabalho e Previdência Social, até o impeachment da então presidenta. Em 2018, foi candidato ao governo do Estado, ficando fora do segundo turno que viria a eleger Eduardo Leite (PSDB).
A intenção do Editorial J era entrevistar também o vereador Ricardo Gomes (DEM), candidato a vice na chapa de Sebastião Melo (MDB), porém o mesmo alegou ter compromissos firmados previamente para negar o convite.
A transmissão acontece na página do Facebook do Editorial J e o público pode mandar suas perguntas nos comentários para serem lidos no ar. Os estudantes estão entre o 3° e 4º semestre do curso. O episódio desta semana é mais um especial de eleições, como foi o programa de cobertura e apuração no domingo de votações. Ele interrompe a atual temporada, que tem como temática os “Direitos Humanos” e já recebeu, dentre outros nomes, Preto Zezé (presidente da CUFA), Ailton Krenak (líder indígena) e Míriam Leitão (jornalista do Globonews). Todas as entrevistas estão disponíveis para serem assistidas no Facebook do J. O Sem Estúdio alcança, em média, mais de duas mil pessoas em cada uma das suas edições através da rede social.
Há nove anos, o Editorial J recebe estagiários e alunos voluntários dos mais variados semestres, que produzem, diariamente, conteúdos em diversas linguagens e plataformas. Neste período, o grupo já conquistou 27 prêmios de jornalismo regionais e nacionais. A produção pode ser encontrada no site e nas redes do @editorialj.