Na próxima terça-feira (01/09), às 19h, o Sem Estúdio, produção do Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Famecos/PUCRS, retorna com o tema “Direitos Humanos”. O programa semanal de entrevista coletiva, realizado por alunos de jornalismo da Universidade, abre a temporada com Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas (CUFA). Criado na favela das Quadras, em Fortaleza, trabalhou como lavador de carros nas ruas da cidade. Anos depois, criou o Movimento Cultura de Rua, como uma rede de jovens que atuavam pelos direitos civis nas comunidades, através de ações culturais e sociais. Ativista social na cultura Hip Hop, Zezé lançou sete discos e idealizou o Programa Se Liga, na TV Verdes Mares: O som do Hip Hop em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, ele é autor de dois livros, “Selva de Pedra – A Fortaleza Noiada” e ““Preto Zezé – Da Quadras para o mundo”.
A transmissão acontece na página do Facebook do Editorial J e o público pode mandar suas perguntas nos comentários para serem lidos no ar. Os alunos da Famecos estão entre o 2º e 4º semestre do curso. Na primeira temporada, a pauta foi o jornalismo, entre os entrevistados estão Isabel Vincent (New York Post), José Roberto de Toledo (revista piauí), Andrei Netto (Headline News) e Marcelo Canellas (Rede Globo). Todas as entrevistas estão disponíveis para serem assistidas no Facebook do J. O Sem Estúdio alcança em média mais de duas mil pessoas em cada uma das suas edições através da rede social.
Como forma de integração com outros centros de ensino, o programa já recebeu estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Cariri (UFCA – Ceará), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro – Paraná), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – Minas Gerais) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Há nove anos, o Editorial J recebe estagiários e alunos voluntários dos mais variados semestres, que produzem, diariamente, conteúdos em diversas linguagens e plataformas. Neste período, o grupo já conquistou 27 prêmios de jornalismo regionais e nacionais.