Desde 2008, o mês de abril tem sido um período de celebração da luta pela conscientização sobre o autismo em todo o mundo. O “Dia Mundial do Autismo”, celebrado no dia 2, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de informar a população em geral sobre o que é esta condição. Estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. Só no Rio de Janeiro são de 160 a 180 mil pessoas, de acordo com dados do Conselho Estadual de Saúde do Estado.
Aprendendo na prática e em família, as irmãs Flávia Domingues e Gabriela Mendes lançam o ‘Papo Guida’, bate-papo virtual de letramento sobre autismo. A primeira edição é voltada para comunicadores e demais interessados no tema. O encontro faz parte do projeto Guida que tem como objetivo levar conteúdo relevante sobre autismo, sempre pautado em como a comunicação pode auxiliar na inclusão de pessoas autistas. “A ideia do projeto surgiu a partir da necessidade de vermos autistas no mercado de trabalho. Tenho dois filhos autistas que já encontram dificuldades para inclusão no ambiente escolar e pensar no futuro é urgente, já que autistas não ficam crianças a vida inteira. E a comunicação é algo que é um desafio”, conta Gabriela Mendes, mãe de Guilherme (9 anos) e Maria (4 anos), co-idealizadora do projeto Guida.
Ela conta que um dia estava conversando com sua irmã e veio o questionamento: quantos autistas que conhecemos que trabalham? “Dá pra contar nos dedos de uma mão. Nossa ideia é mostrar o potencial que pessoas neuro divergentes tem e que são capazes sim de ter uma carreira, uma profissão e pensar na comunicação é importante para a inclusão”, destaca.
Programação
A programação contará com o lançamento do projeto, letramento sobre autismo e tira-dúvidas de participantes. A primeira edição tem como foco maior comunicadores, porém demais públicos podem participar. “Queremos fortalecer a comunicação inclusiva para incluir também os autistas que precisam ter seus espaços e direitos respeitados. Para nós comunicadores é importante conhecer as características que influenciam a comunicação. O primeiro evento tem essa proposta”, explica Flávia Domingues, jornalista e co-idealizadora do projeto Guida.
Além de Flávia Domingues e Gabriela Mendes, idealizadores do projeto, Tiago Taurian, designer e parceiro do projeto, e Melanie Nascimento, especialista em neurodiversidade, vão participar da agenda. O lançamento oficial acontece no dia 15 de abril (sábado), no formato on-line a partir das 9h. Evento gratuito.
O projeto Guida tem como mantenedora a EfeMais (www.efemais.com), agência especializada em comunicação de impacto social.
Sobre o projeto
O Guida tem a proposta de levar conteúdo relevante sobre autismo e como a comunicação pode auxiliar na inclusão. A primeira ação do projeto acontece com o lançamento do ‘Papo Guida’, que nasce para ser uma roda online de troca de saberes, vivências e conteúdos relevantes sobre autismo
É um bate-papo descontraído, sempre com pautas que ajudam comunicadores, empresas e famílias e demais pessoas interessadas a ampliar o repertório e estimular entendimento do autismo. É uma prestação de serviço para seguir no avanço de comunicação e marketing mais inclusivos.
Serviço
Papo Guida – Letramento sobre autismo para comunicadores
Data: 15/04/2022 (sábado)
Horário: 09h às 10:30h
Inscrição gratuita:
https://www.sympla.com.br/evento-online/papo-guida-letramento-em-autismo-para-comunicadores/1944343