Para marcar o mês de celebrações do Outubro Rosa, o Hospital da Baleia e o fotógrafo Alexandre Rust lançaram, no início do mês, a exposição do ensaio fotográfico do Projeto Poderosas 2023. Este ano, a novidade do projeto é que as fotografias estão expostas em duas locações: Teatro da Cidade e Minas Shopping.
As fotos expostas são o resultado do trabalho voluntário de uma equipe com 11 profissionais entre fotógrafos, maquiadores, organizadores, parceiros, colaboradores e assistentes de produção. Seis pacientes em tratamento de câncer tiveram um dia inteiro de cuidados com cabelo, maquiagem e figurino para depois posarem para as fotos. Juntas, as técnicas de enfermagem que lidam com elas no dia a dia hospitalar, também posaram.
O idealizador do Projeto Poderosas, Alexandre Rust, explica que a principal motivação é poder mudar, mesmo que momentaneamente, a vida dessas mulheres que estão passando um momento que pode ser muito pesado. “Nosso objetivo é unicamente mostrar a elas que, apesar da doença, há muito eu se viver plenamente. Reconhecer, novamente, a beleza de seus corpos é uma das formas de alterar essa autoimagem”, comenta.
O resultado pode ser visto durante todo o mês de outubro na exposições que ficam abertas ao público. No Teatro da Cidade, de terça a domingo, no salão anexo, das 14h30 às 20h30. No Minas Shopping, a exposição está localizada no 2º piso, pergolado da portaria 5.
Para Cássia Sayonara, uma das poderosas de 2023, o Poderosas é um gesto de carinho que contribui para a melhora da autoestima. “É muito importante receber esse carinho a mais enquanto estamos em tratamento. Enfrentamos as limitações da doença, e quando começamos a perder cabelo, vemos nossa pele ressacada, esse projeto nos dá um banho de beleza, aquecendo nossos corações”.
Serviço:
Exposição Poderosas
Teatro da Cidade
De 3 a 31 de outubro
De terça a domingo
Das 14h30 às 20h30
Minas Shopping
De 3 a 31 de outubro
Todos os dias da semana
Horário de funcionamento do shopping
Referência em Saúde
O filantrópico Hospital da Baleia oferece 30 especialidades médicas e como referências, os Centros de Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construída há 76 anos, a instituição conta com recursos financeiros e doações voluntárias para cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos são feitos em média, 1,2 milhão atendimentos a pacientes de 88% dos municípios mineiros – sendo 95% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Árvore de Comunicação
Aline Rosa
aline@arvore.cc
(31) 98892-3987