Com a crise que assolou o mundo nesses praticamente dois anos, o projeto ‘Santa Leitura’ também sofreu as consequências. Segundo Estella Cruzmel, idealizadora do projeto, a situação está insustentável. Diante disso, ela decidiu criar o ‘Mercado das Pulgas’, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. O espaço fica na casa verde localizada na rua Mármore de número 470 (mas continua com a placa antiga de número 216) em frente a praça Duque de Caxias e ao lado da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha.
A iniciativa tem como principal objetivo, angariar fundos para que o projeto social ‘Santa Leitura’ continue acontecendo e beneficiando diversas pessoas por meio do incetivo à leitura. “Resolvi praticar o desapego realizando uma limpa em toda a casa, principalmente no guarda-roupas. Com isso está surgindo o ‘Mercado das Pulgas Santas’ (nome criado para fazer menção ao bairro que abriga o mercado e ao projeto social que será beneficiado), para dar uma mãozinha no projeto ‘Santa Leitura’, que incentiva a leitura desde 2010 e ainda tem muito a realizar”, comenta Estella.
O espaço começa a funcionar nesta sexta-feira, dia 12 de novembro e funcionará nas sextas, sábados e domingos, nos primeiros 15 dias de cada mês, a partir das 11h. “Espero que todos venham conhecer e prestigiar essa ação, o projeto ‘Santa Leitura’ é de grande importância para a sociedade no geral”, destaca a idealizadora.
Sobre o projeto
O projeto “Santa Leitura”, de incentivo à leitura, voluntário e sem fins lucrativos, nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella Cruzmel, possuía. A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto. No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinquenta adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo, novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo”, comenta a idealizadora.
Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella foi para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas carentes passaram a ter mais acesso à literatura.
No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura” teve início na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Depois diversas outras praças passaram a receber o projeto.
O projeto já recebeu o Prêmio ‘Todos por Um Brasil de Leitores’, em 2015, promovido pelo Ministério da Cultura, em 2018 recebeu o Prêmio ‘Leitura do Bem’, realizado pela Livraria Leitura e pela TV Alterosa e foi aprovado pela Lei Rouanet.
Ações do projeto atualmente:
– Santa Leitura Infantil Castanheiras, Sabará – MG
Coordenação: Janaina Olinda e Camila Vieira
– Comunidade Sagrada Família, Conjunto Taquaril, Belo Horizonte – MG
Coordenação: Ana e Antonia Neres
Trabalhando o hábito de ler por meio do sistema de sacolas com dez livros cada.
– Praça Salvador Morici, Floresta, Belo Horizonte – MG
Coordenação: Estella Cruzmel
Doação de dez livros por dia no banco da praça.
– Associação São Vicente De Paulo, Floresta, Belo Horizonte – MG
Coordenação: Alcione Nogueira
Doação de livros nas manhãs de sábado.
– Carolina do Sul, Estados Unidos.
Coordenação: Lilia Araujo Cruz
Evento anual na praça para crianças brasileiras residentes na cidade.
– Ex-Moradores de Bento Rodrigues, Mariana – MG
Coordenação: Joelma Santos
Doação de livros para todas as idades, além de sorteios, guloseimas (pipoca e pirulito) e palestras sobre a importância da leitura.
– Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, Belo Horizonte – MG
Será retomado em breve.