O ator colombiano Javier Galindo é o convidado do 16o. episódio da websérie #Quarentemas, com estreia no dia 7 de janeiro, quinta-feira, às 20h. Intitulado “Sin Aire”, o vídeo inédito mostra um sujeito que começa a dar muita importância aos fatos noticiados ao longo da quarentena e isso vai afetando cada vez mais o seu estado de vida, potencializando o drama de ficar confinado. O episódio abre a programação de 2021 e será exibido pelo perfil do Instagram @teatroemmovimento e pelo canal no youtube.com/teatroemmovimento.
Residente em Belo Horizonte há 15 anos, Javier Galindo conta que o convite para integrar a série veio do diretor Gilberto Scarpa, com quem já teve outras parcerias no teatro. Para construção do roteiro, ele conta que recebeu o gatilho a escala das coisas. “Isso levando em conta como as coisas durante a pandemia ganham outras proporções. Aí tive como ideia falar sobre a falta de ar – por causa da asma que tenho – e a bombinha veio como objeto dessa ideia”. Para desenvolver ele explica que teve o auxílio da diretora geral da websérie Inês Peixoto, assim como de Scarpa. ”Apresentei as ideias e eles foram me ajudando a materializar a cena. As notícias do mundo durante a pandemia vai tirando a paz do personagem e ele vai se estressando por vários fatos (fogo na Amazônia, os governos atuais, números de contágio, etc)”, adianta.
Sozinho em cena, para as filmagens, Javier contou com o auxílio do amigo de cinema, Byron O’Neill. “Ele operou a câmera e fomos encontrando juntos as ideias e a fotografia. Eu tenho conhecimento sobre roteiro e direção, então fizemos uma boa dupla. Foram longas e divertidas horas”, lembra. Para ele, uma reflexão que o episódio traz é o conteúdo consumido durante a pandemia. “Acredito que o fato de se ver afetado por notícias externas, podem causar ansiedade e angústia nas pessoas. Acho que a montagem faz rever como é o nosso contato com o mundo “real” e as notícias em geral”.
Javier Galindo é ator, roteirista, diretor e músico; formado em Artes Cênicas da “Escuela Estudio XXI” em Bogotá, Colômbia em 2002; com cursos profissionalizantes de roteiro e direção cinematográfica na “Escuela Internacional de Cine y TV” de San Antonio de los Baños, Cuba em 2004; e de cursos profissionalizantes de atuação, roteiro, técnica vocal e produção cultural no Galpão Cine Horto em Belo Horizonte, Brasil desde 2005 até 2007. Em 2015 participa do Programa de Soluções Estratégicas para o Segmento da Música do SEBRAE BH.
Com experiência acumulada em 16 anos de trabalho na área, dirigiu, atuou, roteirizou e participou de vários projetos no teatro, música, pedagogia artística, publicidade e cinematografia como: o roteiro do curta-metragem “Galinha ao Molho Pardo”, (Ganhador do Edital Filme Minas de 2005 , recebendo 3 prêmios no Brazilian Film Festival de Miami dentre eles melhor roteiro); ator dos espetáculos “Quando o Peixe Salta”, peça resultado do projeto Oficinão 2006 do Galpão Cine Horto (Melhor espetáculo do Prêmio Usiminas – Sinparc 2006 ), “Circo do Lixo”, Projeto Pé na Rua 2007 do Galpão Cine Horto; “Encontro com Pedro Juan” do Teatro 171 (2013), e de “O Segredo do Sucesso” do Coletivo Hollywood (2015); Desde 2008 ate hoje, é membro fundador do grupo “Teatro 171”, assinando a dramaturgia em coletivo da peça “Av. Pindorama 171”, ator e criador da trilha sonora de “Encontro com Pedro Juan” (2016); desde 2005 é produtor, cantor e compositor da banda “Unión Latina” de Belo Horizonte. Atuou nos curta-metragens “Accesorio” (Cuba-2004), “Coração de Papel” (BH-2006) e “Tiroteios e Furacões” (BH-2008). Em 2016 produz e dirige a gravação do DVD do espetáculo “Primeira Pessoa do Plural” da Cia. de Dança do Palácio das Artes. Em 2017 executa e recria a trilha sonora do espetáculo Maxilar Viril da Maldita Cia. de Investigação Teatral. Em 2018 é Produtor Artístico e Curador da Primeira Fiesta Argentina de BH, cria a Trilha Sonora do Espetáculo Teatral Atendendo a Pedidos do Teatro Invertido e cria a Trilha Sonora do Curta-metragem CU, de Alexandra Galindo. Em 2019 faz a criação da trilha sonora do espetáculo Othélio da Minha Companhia de BH. Produtor, diretor e roteirista do projeto “Cidade Crônica”, filme de longa-metragem, atualmente em produção. Atualmente canta, compõe e produz para a banda Unión Latina; atua, produz, compõe trilha sonora e escreve para o Teatro 171 em novos projetos de cine e teatro; desde 2015 criou as trilhas sonoras dos espetáculos, “Encontro com Pedro Juan”, “Maxilar Viril”, “Atendendo a Pedidos”, “Othélio”, “Macho Man” e “Luzia, entre o mangue e o mar” indicado a melhor trilha sonora de espetáculo adulto do SINPARC 2020; personifica o Dj. Valderrama, com o objetivo de divulgar a música latina em Belo Horizonte, Brasil e o Mundo.
#Quarentenas
A websérie #Quarentemas tem direção geral de Inês Peixoto, premissas dramatúrgicas de Vinicius Calderoni, idealização e coordenação de produção de Tatyana Rubim, criadora do Teatro em Movimento, festival que há 19 anos promove a circulação de espetáculos teatrais por diversas cidades brasileiras. A equipe inclui também o cineasta Gilberto Scarpa (direção), Eder Santos e Barão Fonseca (montagem e finalização), o músico Tattá Spalla (trilha sonora), o cenógrafo e figurinista Marcio Medina (direção de arte). A websérie segue até o dia 21 de janeiro de 2021, sempre às quintas. Ao todo, serão vinte episódios inéditos, cada um estrelado por um ator, em um elenco majoritariamente mineiro. Os roteiros surgiram através de temas sugeridos aos atores para um processo criativo baseado no improviso. Toda a concepção do Teatro EmMov Digital foi idealizada com a consultoria em tecnologia de Zé Renato de Carvalho e especialistas em mídias digitais, além de seguir rigorosamente todas as normativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) contra a contaminação pelo Covid-19.
O projeto conta com os patrocínios da Cemig, Instituto Unimed-BH(através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores) e do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.
Serviço:
#Quarentemas – 16o. episódio -“Sin Aire”, com Javier Galindo
Quinta (07/01), às 20h, no Instagram @teatroemmovimento e
youtube.com/teatroemmovimento
Luz Comunicação
Jozane Faleiro
jozane@luzcomunicacao.com.br
31 992046367