Hoje, dia 05, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data é importante para o Brasil e o mundo, pois estimula o debate e a conscientização sobre a importância da proteção do meio ambiente para a manutenção da vida no Planeta. Nós seres humanos, como parte integrante do ambiente, temos a responsabilidade de garantir que nosso modelo de desenvolvimento não prejudique o equilíbrio ecológico, de modo que as presentes e futuras gerações possam fazer uso dos mesmos recursos naturais hoje existentes. Com essa intenção, em maio deste ano, a União Europeia aprovou uma resolução proibindo a importação de quaisquer produtos derivados de desmatamento.
De acordo com Fernando Tabet, coordenador da Comissão de Bioeconomia da Câmara do Comércio França-Brasil, “essa norma terá um impacto significativo para a cadeia global de produção, com alcance especial nos países exportadores de produtos agropecuários, como o Brasil”. Além de demonstrar a preocupação da UE sobre a questão, a nova legislação estimula os demais países produtores a desenvolver controles mais eficientes sobre o desmatamento ilegal para que possam se relacionar economicamente com o bloco. Isso também reflete a posição da França, país de enorme relevância dentro do grupo.
O governo francês há muito tempo se posiciona a respeito de pautas ambientais, destacando a importância da proteção do meio ambiente, sobretudo com relação ao problema das mudanças climáticas globais. Em 2019, Emmanuel Macron se manifestou sobre a importância de pautas de sustentabilidade, em especial da Amazônia, em reunião do G7. O presidente francês disse que devemos responder ao chamado da Amazônia (se referindo às queimadas que haviam acontecido na época) para salvar este bem de importância para toda a humanidade. Macron ainda destacou que a Guiana Francesa é parte da Amazônia, o que atribui uma responsabilidade adicional ao país na pauta de proteção da floresta.
No Brasil, a presença francesa também demonstra essa preocupação. A Câmara do Comércio França-Brasil é a primeira e única câmara de comércio no Brasil a manter uma comissão voltada exclusivamente para a promoção do debate sobre o desenvolvimento da bioeconomia. Em agosto deste ano, ela irá promover o segundo Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade, evento que traz diferentes painéis e palestras buscando a troca de experiências e a divulgação de casos de sucesso entre empresas e investidores sobre as questões ambientais, com estímulo ao desenvolvimento de negócios em sintonia com a pauta ESG (“Ambiental, Social e Governança”).
A diretora nacional da CCIFB, Corinne Fontenelle, fala sobre a importância de ações desse tipo: “Nós, como representantes dessa relação franco-brasileira, devemos agir sobre esse tipo de pauta, que, além de impactar ambos os países, impacta o mundo todo. O meio ambiente é a casa de toda a humanidade.” Ela também destaca que além de demonstrar o reconhecimento francês sobre a importância do Brasil para preservação do meio ambiente, tal iniciativa revela como a parceria franco-brasileira pode desenvolver diversos projetos que beneficiam não somente os dois países como o mundo todo.