Alexandre Slivnik é diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA) e vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD).
Embora a pandemia ainda tenha uma presença muito grande no país, alguns estados e cidades estão retomando a abertura de negócios para que ocorra alguma progressão na economia. Para empresários e colaboradores, esse é um momento importante de transição da quarentena para a volta ao trabalho.
Com isso em mente, Alexandre Slivnik, que é especialista em Gestão de Pessoas, conta como é importante manter a saúde mental de toda a equipe para ter uma boa percepção do que está ocorrendo no mundo. “Nesse primeiro momento é fundamental que o líder acolha os seus colaboradores. Todos reconhecem que foi realmente um período muito difícil. Ressalto especialmente a área do comércio, em que muitos trabalham por meio de comissões, e devido a pandemia, perderam o faturamento e muitos, até mesmo, perderam seus empregos”, relata.
É importante lembrar que esse não é o momento ideal para traçar metas ousadas. Para Slivnik, essas primeiras semanas de reabertura devem ser focadas em celebração e aprendizado. Afinal, não é algo novo apenas para os colaboradores, mas também para os clientes, que vão deixar suas casas após uma longa quarentena e, provavelmente, também foram prejudicados pela pandemia.
“Não há como fazer qualquer tipo de projeção sem saber como o mercado vai reagir a reabertura do comércio. Sabemos que algumas empresas mantiveram seus funcionários em home office, mas em contrapartida, muitas outras tiveram que fechar as portas por tempo indeterminado. Por agora, o ideal é que colaboradores e gestores avaliem e com o tempo criem medidas para melhorar o desempenho da equipe”, explica o especialista.
Com o distanciamento social, os consumidores passaram a encontrar novas formas de adquirir produtos e serviços, utilizando a internet como alternativa. Com negócios reabrindo e pessoas voltando a circular nas ruas, é preciso promover a valorização da experiência de compra. “É necessário voltar a atender com a capacidade de entender os clientes da melhor maneira possível, com gratidão por eles terem escolhido ir até o seu estabelecimento”, afirma Slivnik.
O momento também pede cautela e segurança para todos os envolvidos nesse processo. Os estabelecimentos devem incentivar o uso de medidas protetivas para evitar a proliferação do coronavírus, como o uso de máscaras e até mesmo o pagamento por aproximação, que é um método mais seguro de pagar, evitando transações em papel moeda e máquinas de cartão.
Esse é um momento novo para todos e, por isso, é preciso ter, acima de tudo, esperança de que esse novo mundo que estamos conhecendo nos trará profundos aprendizados.