A partir da última segunda-feira, dia 16/3, a Santa Casa BH (SCBH) disponibilizará dez leitos de CTI, localizados em uma ala de isolamento no 10º andar do hospital, para serem utilizados exclusivamente para o tratamento de pacientes com suspeita ou diagnosticados com o novo (Covid-19) e que necessitem de internação. A medida foi definida junto à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.
A Santa Casa BH criou o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 que desenhou estratégias e ações que vão desde a orientação dos funcionários sobre como proceder para receber, conduzir e atender os pacientes com o novo Coronavírus até como realizar o tratamento dos mesmos. Vale ressaltar que a Santa Casa BH não é Pronto Atendimento, ou seja, todos os casos recebidos pelo hospital serão encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), após triagem e confirmação da suspeita.
Medidas de enfrentamento ao novo Coronavírus
A fim de impedir a possibilidade de infecção pelo novo Coronavírus, a Santa Casa BH definiu uma série de medidas que serão adotadas junto aos visitantes e pacientes. Fica orientado que, a partir de segunda-feira (16/3):
– Está proibida a entrada de visitantes e acompanhantes acima de 65 anos.
– Está proibida a entrada de mulheres grávidas como visitantes e acompanhantes.
– As visitas serão reduzidas a 1 (uma) pessoa por paciente e com duração máxima de 1 (uma) hora.
– No CTI de Isolamento, as visitas serão agendadas na Gerência de Alta Complexidade.
– Proibida a entrada de visitantes e acompanhantes com sintomas gripais.
– Visitantes e acompanhantes devem se dirigir apenas ao leito do seu paciente, não sendo permitido transitar por outros setores.
– No CTI Pediátrico estão autorizados dois visitantes, sendo pai e mãe ou responsável, nos horários das 10h às 13h ou das 14h às 17h.
– No CTI Neonatal está autorizada a presença de pai e mãe ou responsável como acompanhante. Não sendo permitidas visitas.
Além disso, o Grupo Santa Casa BH vem divulgando em seus canais digitais diversas informações relevantes sobre o Covid-19, como sintomas da infecção, modos de transmissão e como se prevenir. O material está disponível no site santacasabh.org.br e no Instagram (@santacasabh), no Facebook (santacasabh) e no YouTube (santacasabh).