A Empresa Mineira de Comunicação (EMC), por meio da Rede Minas, dá mais um salto para interiorizar sua programação e levá-la a mais municípios do estado e a outras regiões do país. Será assinado, nesta quinta-feira (23/9), às 14h, um termo de cooperação entre a EMC, que é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e a TV Diversa, de Juiz de Fora. O acordo será celebrado em cerimônia no tradicional Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte, com a participação do vice-governador Paulo Brant; do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; do presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis; e do diretor-geral da TV Diversa, Giovânio Aguiar.
A TV Diversa tem em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, seu centro de produção. Hoje a emissora é transmitida em 68 cidades, contemplando a região central, sul, Zona da Mata e Campo das Vertentes, em Minas Gerais. A programação também é exibida em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, o que totaliza mais de oito milhões de telespectadores. Além disso, continua em processo de expansão em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e na cidade fluminense de Volta Redonda.
A partir do dia 23 de setembro, a TV Diversa passará a retransmitir os programas Coletânea, Brasil das Gerais, Agenda, Meio de Campo e o Jornal Minas 1ª e 2ª Edição. “A parceira com a TV Diversa é materialização do início do processo de expansão do sinal da Rede Minas. Em breve, muitas ações serão anunciadas para ampliar o sinal da emissora nas várias regiões do estado”, afirma o presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis.
A parceira vai multiplicar a visibilidade da Rede Minas, possibilitando que a programação educativa, cultural, de informação, arte e entretenimento alcance mais locais de Minas Gerais e do Brasil. Atualmente, a emissora pública mineira já alcança todas as regiões do estado, além de ter conteúdos próprios transmitidos, também, na TV Brasil, TV Cultura, TVE Bahia, TV Guarapari, Canal Saúde e TV Justiça.
Gerais+Minas
A Rede Minas, que integra junto com a Rádio Inconfidência a Empresa Mineira de Comunicação, vinculada à Secult, já desenvolve o projeto Gerais+Minas. O objetivo é promover a municipalização das grades de programação da Rede Minas e da Rádio Inconfidência. Nesta primeira etapa, cerca de 300 municípios mineiros estão sendo visitados pelas equipes da emissora, que produzem programas e reportagens sobre a diversidade do território e do povo de Minas Gerais.
Com a parceria entre Rede Minas e TV Diversa esse horizonte se amplia, possibilitando a criação de coproduções entre as duas emissoras. “A meta é fazer com que os sotaques de Minas se reconheçam na maior emissora pública do estado. Aqui o mineiro vai se ver”, diz Sérgio Rodrigo Reis.
O público poderá acompanhar o evento, ao vivo, no dia 23/9, às 14h, pelos canais do YouTube da Rede Minas e da Secult: youtube.com/redeminashttps://www.youtube.com/channel/UCGDJypu8h8TqqO0o6BW5mPw