O Cold Hot já virou tradição na programação cultural de Belo Horizonte e volta a acontecer entre 24 e 29 de novembro. Caminhando para sua sétima edição, dessa vez em formato virtual por conta da pandemia da covid-19, vem promovendo artistas locais desde 2018, como quando foi palco da comemoração de 10 anos da conceituada banda de blues mineira Audergang ou com o lançamento do álbum de 50 anos de carreira de Toninho Horta, além de dar oportunidade para novas bandas em seu palco.
Belo Horizonte é um celeiro musical riquíssimo, com grandes nomes da cena claramente influenciados pelos Beatles. A capital mineira é palco de importantes eventos que celebram o quarteto de Liverpool, como o Festival Beatle Week, além de diversos outros eventos de rock’n’roll, como o Festival Internacional de Cerveja e Cultura – FICC e bandas que fazem parte da história do rock nacional, como Skank, Tianastácia, Pato Fu, Calix e a grandiosa Orquestra Mineira do Rock. Por isso, nada mais natural do que o Cold Hot homenagear os 80 anos de nascimento de Sir John Lennon, um dos maiores ícones da música mundial, que mesmo após 40 anos de sua morte continua influenciando gerações com suas composições.
Para celebrar a importante data, o evento realizará uma sequência de lives com artistas de destaque da nossa música, além de promover um intercâmbio entre cultura, turismo e gastronomia, em uma parceria com o Hotel Ouro Minas e os restaurantes Bolão Santa Tereza, Osso – Mind the bones, Mercado da Boca, Chope da Fábrica e Mi Corazon.
Na terça-feira, 24, o idealizador da Beatle Week, o médico, músico e produtor cultural Aggeu Marques participa de um bate papo ao vivo pelas redes sociais do Cold Hot às 19h para contar como surgiu um dos maiores festivais ligados aos Beatles do mundo. A live contará ainda com inserções musicais e ativação gastronômica das operações do Mercado da Boca Savassi, harmonizados com as saborosas cervejas artesanais da Cervejaria Laut.
Já na quinta-feira, 26, à partir das 20h, a banda Glasgow, formada por três médicos cirurgiões e um publicitário que encontraram no rock uma válvula de escape do stress do dia a dia, se apresenta diretamente da School of Rock. A live trará releituras dos Beatles, com foco também na obra de Lennon. Durante a programação ao vivo na escola localizada no bairro Santo Antônio, acontecerá também uma ativação gastronômica de petiscos do bar/restaurante Mi Corazon, acompanhado por rótulos da Cervejaria Laut.
O sábado à noite será em grande estilo. Às 20h a live “Uma noite para John” acontece diretamente do Ouro Minas Palace Hotel, com um trio inédito formado por Henrique Portugal (Skank) nos vocais e no piano, o cantor e compositor Daniel Lima, na voz e violão, e o grande saxofonista Jorge Continentino, em um lindo tributo ao homenageado do Cold Hot. Desta vez, o próprio Ouro Minas assina o menu especial. Para completar, a programação contará com um live painting do artista plástico Gustavo, Le Gusta Rock, que fará ao vivo uma pintura de John Lennon que será leiloada durante a transmissão, com 50% da renda revertida para o Instituto Viva Down, instituição abraçada pela produtora Play Cultural proponente do evento.
Para encerrar a maratona de lives, no domingo, 29, às 16h, o Festival Cold Hot convida dois grandes artistas da cena autoral belo-horizontina, os músicos Khadu Capanema e Rodrigo Garcia, ambos da banda Cartoon e integrantes da Orquestra Mineira de Rock – OMR. Em mais um tributo aos Beatles, a dupla relembra o show especial da OMR realizado em homenagem aos garotos de Liverpool, diretamente da Ilha Major, espaço de vivência e experiência de economia colaborativa de BH. A gastronomia ficará a cargo do Chope da Fábrica e do Bolão, com harmonizações da Cervejaria Laut.
Além das lives, o Cold Hot irá reproduzir fotos alusivas a um dos cliques mais icônicos do mundo da música – a famosa capa do 12º álbum de estúdio dos Beatles, Abbey Road, quando John, Paul, George e Ringo cruzavam uma faixa de pedestre em frente ao local onde o disco foi gravado. As versões mineiras da foto visam divulgar a capital, além de enaltecer o potencial de destino gastronômico de Belo Horizonte, recentemente elevada à Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, com a participação de representantes dos estabelecimentos parceiros do projeto. A fotógrafa Isadora Gianetti Viotti é quem assina o material.
Outra ação do Cold Hot é a produção de um rótulo exclusivo da Cervejaria Laut, assinado por Le Gusta Rock, também alusivo à faixa de pedestre de Abbey Road inserida em um ponto turístico de Belo Horizonte, com cores vivas e traços marcantes, enaltecendo as estações de Primavera e Verão.
SERVIÇO:
7º COLD HOT – TRIBUTO À JOHN LENNON
24/11 – Live Aggeu Marques – 19h (https://www.youtube.com/channel/UCt1XR0-6O2Ey99-Lvo-pKKw)
26/11 – Live Glasgow – 20h (https://www.youtube.com/channel/UCt1XR0-6O2Ey99-Lvo-pKKw)
28/11 – Live Henrique Portugal, Daniel Lima e Jorge Continentino – 20h (https://www.youtube.com/c/daniellimaofficial)
29/11 – Live encerramento com Khadu Capanema e Rodrigo Garcia – 16h (https://www.youtube.com/khadhucapanema)
Transmissão pelo Youtube das bandas e pelo instagram @vemprocoldhot
Parceiros: Ouro Minas Palace Hotel, Cervejaria Laut, Bolão, Mi Corazon, Chope da Fábrica, Mercado da Boca e Osso – Mind The Bones, School of Rock e Ilha Major
Ação social: Viva Down
Patrocínio: Prefeitura de Belo Horizonte e Belotur
Romano Comunicação
Thiago Romano – 31 99282 6879 / thiago@romanocomunicacao.com
@romanocomunicacao