Interessadas em tornar o fluxo de informações mais seguro, fintechs como Inter e Nubank já usufruem do inovador Sistema da Galgo S.A., que completa dez anos em franca expansão, com crescimento de 17% em 2020, melhor ano da empresa. “O foco de atuação é facilitar o dia a dia, o operacional das instituições atua no mercado de capitais que precisam transitar informações de forma padronizada, segura e ágil, o que traz menos risco e menos custo operacional”, afirma o diretor superintendente do grupo, Aloísio Corrêa.
O gestor justifica sobre o diferencial que colocou a Galgo na mira das gigantes do mercado de finanças e tecnologia brasileiro. Isso porque, anteriormente, a falta de padronização na troca de informações no segmento, além de aumentar o custo e o risco, gerava deficiência ao controle estratégico. “Intervenções manuais sem critérios e soluções independentes, por e-mail, telefone ou plataformas próprias, traziam série de problemas de segurança. Foi aí que entramos, para atuar nesta solução”, explica.
Na prática, o sistema atua como ferramenta de padronização no fluxo de informações trocadas pelos agentes. Com poucos passos e inteligência digital avançada, é possível acompanhar todas as movimentações das informações de diferentes fundos.
Com números expressivos mesmo durante a pandemia, a Galgo já projeta uma expansão de 14% neste ano na comparação com 2020, forte base comparativa. Os resultados levaram a novos projetos, como uma inédita plataforma para operações de compra e venda de cotas de fundos, já preparada para o segundo semestre de 2021. “Nosso foco daqui pra frente serão os gestores, devido à nova plataforma. Entre 2021/2022, direcionaremos nossos esforços para isso”, adianta Corrêa.
O contexto da Galgo
Em um cenário de mercado de capitais que apresentava ausência de padronização, excessivas intervenções manuais e soluções individualizadas e independentes, surgiu a necessidade de otimização das transferências de dados entre instituições. Nesse contexto, começou a se desenhar uma solução inovadora, desenvolvida pelas próprias instituições participantes dos mercados financeiro e de capitais, dando origem ao Sistema Galgo, responsável pela padronização e centralização das transferências de informação de fundos e carteiras administradas, de maneira ágil e confiável.
Expansão
Mesmo na pandemia, a Galgo cresceu em faturamento, número de clientes, quantidade de fundos, números de transações no sistema, três novas áreas nasceram dentro da empresa em 2020, Governança, Riscos e Compliance, Recursos Humanos e Testes (dentro de TI). O número de colaboradores também cresceu em 2021.