Para conter o avanço da disseminação do coronavírus e colaborar com seus cooperados, colaboradores, clientes, parceiros e toda a comunidade, o Sistema Ocemg irá distribuir 20 mil máscaras de proteção individual. A iniciativa também foi uma forma de contribuir com a produção da Cooperárvore, cooperativa formada por costureiras de Betim, que teve suas atividades impactadas pela pandemia e estava com as atividades praticamente suspensas por falta de demanda. Todas as máscaras levam o selo do Movimento SomosCoop e do Dia de Cooperar (Dia C), além da marca do Sistema Ocemg – entidade de representação e defesa do cooperativismo no Estado.
Os itens serão distribuídos prioritariamente para cooperativas dos ramos crédito, transporte, consumo, agro e saúde, além dos funcionários do Sistema Ocemg. As cooperativas contempladas pela ação estão na linha de frente e atuam em serviços essenciais à população.
A doação das máscaras de proteção individual integra as ações do Dia de Cooperar – Dia C 2020. Este ano, o foco do maior movimento de solidariedade cooperativista será voltado às ações de combate e prevenção ao novo coronavírus. A medida está alinhada com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Além disso, desde o dia 17 de abril, a Lei 23.636/2020 tornou obrigatório em todo o Estado o uso de máscaras de proteção e outros recursos necessários para evitar a disseminação da Covid-19. De acordo com a lei, funcionários, servidores e colaboradores da administração pública, nos estabelecimentos comerciais, industriais, bancários e lotéricas em funcionamento são obrigados a utilizar, no ambiente de trabalho, máscaras de proteção e outros recursos para evitar a proliferação do coronavírus.
Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, ressalta a importância da iniciativa. “Diante dos desafios ocasionados pela pandemia de Covid-19, esta é mais uma forma de apoiarmos as cooperativas, neste momento tão complexo. Prosseguimos atuando calcados nos valores de cooperação e valorização de pessoas e reforçando o princípio cooperativista da intercooperação, que se mostra ainda mais essencial em situações de crise.”
Dia de Cooperar 2020
Na 11ª edição, o Dia de Cooperar pretende mostrar a força transformadora do cooperativismo, direcionando as ações sociais com o objetivo de apoiar e auxiliar as comunidades no combate aos impactos trazidos pela pandemia.
Em 2020, o movimento será pautado por ações contra a disseminação do coronavírus e de apoio às comunidades atingidas, reforçando o princípio cooperativista de interesse pela comunidade, bem como ressaltando a responsabilidade social inerente ao setor.
A proposta é que as cooperativas sigam atuando como protagonistas de desenvolvimento local por meio da cooperação, propondo projetos que ajudem na prevenção da disseminação do vírus ou no cuidado com as instituições de saúde das cidades por exemplo. Tudo isso seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde.
A celebração do Dia de Cooperar 2020 está mantida no primeiro sábado de julho, dia 04, mas será realizada de maneira virtual. Informações completas, datas importantes e instruções para as cooperativas que integrarão o movimento este ano estão disponíveis no blog do Dia C: diac.minasgerais.coop.br.
Entre as iniciativas já registradas em Minas Gerais, destaca-se a confecção e doação de máscaras, a arrecadação alimentos destinados para a população e pessoas carentes, além de doação de respiradores para hospitais para o tratamento de pacientes.
Sobre o Dia C
Somente em 2019, 278 cooperativas mineiras participaram do Dia de Cooperar com ações voltadas para as comunidades de 299 municípios em que atuam. 42.790 voluntários foram mobilizados pelo movimento, que beneficiou, no ano passado, 1.404.743 pessoas. “Vamos continuar envolvendo milhares de pessoas, principalmente, neste momento delicado de pandemia, em que devemos nos unir em benefício do próximo”, reafirma Scucato, convidando as cooperativas mineiras a participarem do Dia C 2020.
Em todo o Brasil, o Dia C mobilizou, desde a sua nacionalização, 854.721 voluntários, e 11.935.337 pessoas foram beneficiadas pelas ações de responsabilidade social das cooperativas.
O Sistema Ocemg
O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).
Etc Comunicação
Luciana Anunciação
luciana@etccomunicacao.com.br
(31) 2535-5257 Ramal 20 / (31) 99742-7874