São momentos turbulentos para as pequenas empresas e indústrias nesse período de isolamento social. Por conta da pandemia, muitos negócios estão sendo afetados, uma vez que não há circulação de capital e as produções estão paradas. No entanto, a possibilidade de mortalidade de uma indústria não é exatamente nova e se deve bastante também por falta de gerenciamento.
Com isso em mente, a Certus Software criou uma plataforma capaz de fazer toda a gestão de uma empresa, facilitando os processos do início ao fim. “A empresa foi fundada em 2013 e desde então, estamos evoluindo essa ferramenta de gestão para ajudar pequenas indústrias. Desde o processo de compras, recebimento de matéria-prima, toda a parte de vendas e emissão de notas fiscais, contas a receber e a pagar, fluxo de caixa, demonstrativo de resultados, estoque e gestão de produção, que é onde entram as questões do custo do negócio”, explica o CEO e fundador, Fábio Ieger.
Segundo o Sebrae, 71% dos gestores não conhece o custo de própria produção, nem as informações necessárias para manter o negócio em crescimento contínuo, o que certamente pode prejudicá-los. Para Fábio, isso acontece devido ao perfil do microempresário brasileiro, que tem boa capacidade técnica, mas pouca habilidade em gestão.
Por outro lado, com foco em diminuir a mortalidade dessas empresas, a Certus em parceria com o Sebrae, estudou a fundo as dores das pequenas indústrias e neste momento de crise, os pequenos empresários precisam de capital. Em busca de ajuda, os gestores costumam procurar por grandes bancos, que se aproveitam aplicando taxas abusivas para empréstimos e financiamentos. “Fizemos parcerias com diversos fundos de investimentos e oferecemos a antecipação de recebíveis e empréstimos para capital de giro dentro da plataforma. Então se há um título a vencer que foi parcelado, é possível receber esse título à vista, tudo isso com taxas muito menores do que o banco. Com os dados dessa gestão disponíveis, a IA consegue fazer uma análise de crédito muito mais precisa e com isso a taxa diminui”, relata o CEO.
Atualmente, a Certus está trabalhando para criar um banco digital, focado especialmente em micro empreendedores, que seja capaz de oferecer as melhores soluções financeiras, como empréstimos para compra de máquinas, financiamento de veículos para empresa e funcionários, empréstimos para funcionários com desconto em folha, cartão de crédito empresarial e a conta corrente digital com custos extremamente reduzidos e sem tarifas. Esse projeto será lançado no segundo semestre deste ano. “Quanto mais tempo a empresa utilizar a nossa plataforma e controlar as finanças, menor será a taxa de juros desse banco.”, finaliza o CEO.