A STECK, líder no fornecimento de materiais elétricos, impulsiona a transformação digital com campanha omnichannel. A empresa brasileira já vem nesse processo de aplicação da tecnologia para mudar processos e estratégias em busca de melhores resultados há três anos, quando apostou na primeira experiência no ambiente digital ao montar uma loja on-line com produtos promocionais da marca.
“Esse processo foi evoluindo com o trabalho desenvolvido fortemente em mídias sociais, principalmente voltado para eletricistas e engenheiros. Ano passado, em especial, nós aceleramos o processo de transformação digital”, afirma Leandro Souza, gerente de Marketing da STECK. “Ampliamos o número de clientes que usam nossa plataforma e tivemos uma melhora significativa na ferramenta de pedido automático, automatizando processos e garantindo eficiência operacional”, completa.
A STECK iniciou a venda direta para clientes finais em parceria com o Mercado Livre por meio de sua loja oficial na plataforma e após cuidadosa seleção do portfólio para evitar conflitos com os distribuidores da marca.
Já em novembro, a empresa inovou com a primeira campanha omnichannel, que contou com a parceria estratégica de 20 distribuidores, para a realização da sua primeira campanha de Black Friday. Os produtos participantes foram chave de partida, fitas isolantes Fiteck, plugues e tomadas industriais – Newkon, os produtos de automação residencial Smarteck, pilhas e baterias.
A campanha teve como mote o direcionamento de todo o público on-line para a compra dos produtos que a STECK negociou com descontos expressivos de até 30% por meio dos distribuidores.
“Foi uma campanha ativada nas redes sociais, impulsionada, criamos uma landing page especial para essa ação. Além disso, os parceiros tiveram todo o apoio de material personalizado para PDV.” Ainda de acordo com o especialista foram realizadas estratégias que visavam impactar os consumidores nas redes sociais e no Mercado Livre, além de material de PDV, visando ações 360º.
A campanha impactou não somente o e-commerce, mas também as lojas físicas. O site da STECK, por exemplo, teve um aumento de 7% durante a campanha e as vendas no Mercado Livre aumentaram 669%.
“Acreditamos que o consumidor já compra a marca STECK em canais digitais, então precisamos apoiar o nosso cliente B2B para ter o melhor material e também ser referência nesse canal. Nossa missão para o próximo ano é apoiar ainda mais o nosso distribuidor para que assim seja possível auxiliar o cliente final na compra de produtos de qualidade”, finaliza.