A Taboola, a principal plataforma de recomendação e descoberta de conteúdo, tem tomado diferentes medidas para assegurar fontes de comunicações seguras e confiáveis durante a crise do coronavírus, afirmando a necessidade dos usuários de receber as informações mais completas e detalhadas possíveis, principalmente diante de uma forte onda atual de notícias falsas.
Para isso, a empresa anunciou uma nova ferramenta que oferece aos editores de sites e portais, acesso gratuito à informações sobre a cobertura de notícias do COVID-19, em nível global. Focada para a produção jornalística, a plataforma COVID-19 Readership Trends, possibilita a visualização da porcentagem de consumo e produção de notícias sobre o coronavírus ao redor do mundo, em tempo real.
Percorrendo informações fornecidas sobre o desenvolvimento do vírus no Brasil, Estados Unidos, Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Austrália e Japão, a plataforma também permite visualizar quais são os tópicos sobre a pandemia que mais preocupam os leitores de cada região e onde existem grandes picos de leitura.
Um estudo também realizado pela empresa, o Moments of Next, revelou fortes mudanças no consumo de conteúdo dos brasileiros durante o período de quarentena. Os portais de notícia observaram um aumento de 18% em leitores únicos, 9% em page views, 52% no tempo gasto em cada página, em comparação com o período anterior à pandemia.
Além disso, no Brasil, a quantidade de tempo gasto em páginas por assuntos específicos cresceu muito nas últimas semanas, comparados com o restante dos países que participaram da pesquisa. Conteúdos ligados à tecnologia lideraram os interesses, com um aumento de 90%; seguido de política, com crescimento de 53%; notícias locais, com crescimento 52%; negócios, com crescimento 22%; e comida & bebida, com crescimento de 22%. Curiosamente, o país foi um dos únicos dentre os analisados a ter um aumento nessa última categoria.
Ainda, para reforçar a presença de fontes confiáveis e seguras de informações, a Taboola anunciou uma parceria com a América Móvil, como forma de facilitar essa comunicação de conteúdos e dados relevantes, através do Taboola News.
Presente nos maiores fabricantes e operadoras de celular do mundo, incluindo a América Móvil, o Taboola News permite o acesso a conteúdo relevante dos parceiros e publishers da Taboola – incluindo, por exemplo, atualizações importantes e desenvolvimento da situação do COVID-19 em cada local. O feed de notícias também pode ser utilizado para promover mensagens críticas de saúde ao consumidor, de diferentes maneiras – por exemplo, vinculando as implementações aos sites de notícias e notificações de órgãos oficiais do governo.
“Em um momento em que o conhecimento é essencial e primordial para enfrentar uma pandemia global, estamos dando a mais leitores o acesso às informações importantes sobre o COVID-19, em tempo real”, afirmou Adam Singolda, CEO da Taboola. “O jornalismo de qualidade é um de nossos maiores recursos em momentos de crise. Por esse motivo, acreditamos que as notícias devem estar sempre presentes e isso inclui manter-se informado na web, diretamente nas home pages e navegadores de dispositivos móveis ou outros meios. À medida que progredimos no atual cenário de notícias, queremos tornar o mais fácil possível para os leitores encontrarem informações relevantes na segurança de suas casas, para os parceiros oferecerem notícias com mais facilidade e para os publishers direcionarem o tráfego para um conteúdo mais útil”.