Taboola (Nasdaq: TBLA), líder global em descoberta e recomendações de conteúdo na open web, anunciou hoje uma atualização para o SmartBid, uma tecnologia movida a inteligência artificial (IA) que ajuda os anunciantes a maximizar o desempenho de sua campanha de forma ainda mais autônoma.
Introduzido em 2018, o SmartBid usa dados de padrão de leitura de campanhas globais, alcançando mais de 500 milhões de usuários ativos diários, e algoritmos de deep learning para ajustar os bids dos anunciantes na hora da compra de mídia. No terceiro trimestre de 2021, 85% do total de gasto com publicidade na Taboola ao redor do mundo, tiveram a participação do SmartBid.
Nos últimos dois anos, o Smart Bid vem utilizando toda a escala e o tamanho da Taboola, incluindo seu Gráfico de Curiosidade – mapeamento dos interesses do leitor em relação ao conteúdo – para ajudar anunciantes no processo de compra. O mesmo analisa o desempenho de um site e usa isso como um sinal para ajustar o preço que um anunciante deve pagar. Por exemplo, se um site gerou menos conversões, o SmartBid ajusta o preço mais baixo e vice-versa. Embora automatizado, isso ainda significa que os anunciantes precisam se adaptar um pouco e levar em consideração outros fatores mais granulares, como geografia, hora do dia, dia da semana, plataforma utilizada (celular, aplicativo), sistema operacional, criativo e dezenas de outros, na hora do bid.
Apresentando SmartBid Dimensions
A partir de hoje, a Taboola está dando um passo significativo com o SmartBid Dimensions, uma nova maneira de aproveitar todos esses fatores granulares e automatizar totalmente o processo para os anunciantes. A tecnologia usa IA para ir além do desempenho do publisher para alterar o preço de cada lance e, em vez disso, foca nas dezenas de variáveis com as quais os anunciantes se preocupam.
Com o SmartBid Dimensions, os anunciantes podem, pela primeira vez, aliar dados contextuais e demográficos, com outros fatores do comportamento e perfil dos usuários – dados que antes eram inacessíveis aos anunciantes. Esses dados conectam conteúdo, consumidores e interesses de forma exclusiva e são fruto dos mais 500 milhões de usuários ativos diários da Taboola e 30 bilhões de cliques anuais.
“É muito importante ajudar os anunciantes a ter sucesso, porque o sucesso do anunciante está diretamente relacionado ao sucesso dos publishers e da Open Web”, disse Adam Singolda, CEO e fundador da Taboola. “SmartBid é uma das mais sofisticadas tecnologias de IA no mundo, agora oferecendo aos anunciantes uma experiência autônoma semelhante à de um piloto automático, onde é possível manter a mão no volante, mas deixar o carro dirigir por conta própria.”
“O que é único na Taboola do ponto de vista dos dados é que confiamos em um ‘Gráfico de Curiosidade’, que analisa o que as pessoas fazem quando terminam de ler um artigo. Esses dados mostram uma versão muito mais realista dos usuários em comparação com o que eles contam nas redes sociais sobre si mesmos. Isso ajuda o SmartBid a fazer previsões precisas e, a partir de agora, ajudará nossos anunciantes a irem além das capacidades humanas para alcançar melhores resultados, ao mesmo tempo que ficam ainda mais livres. Estou muito orgulhoso de nossas equipes de algoritmo, trabalhando duro para tornar nossos anunciantes, publishers e a open web bem-sucedidos”, continuou Singolda.