A TIM Brasil fecha o segundo trimestre de 2020 com indicadores positivos em meio ao cenário de pandemia da Covid-19, demonstrando resiliência operacional e rápida capacidade de recuperar a dinâmica comercial para atender seus clientes com eficiência e segurança.
A operadora registra no período EBITDA normalizado(1) de R$ 2,0 bilhões, aumento de 0,9% na comparação anual. A Margem EBITDA normalizada(1) é de 49,6%, mantendo expansão contínua A/A por 16 trimestres, com crescimento de 3,6 pontos percentuais.
TIM Live é o serviço com maior alta de receita: aumento de 29%, impulsionando a receita de serviços fixos, que chega a R$ 255 milhões, evolução de 10,8% no período. A ultra banda larga fixa alcança a marca de 600 mil conexões em 27 municípios mais o Distrito Federal. O ARPU do segmento também cresce 7,6% ano sobre ano, atingindo R$ 83,90.
A receita de serviços reduz 3,4% A/A no 2T20, refletindo os impactos da pandemia, mas já começa a apresentar recuperação (+1,5% Jun/20 vs. Abr/20). Impactado pela queda nas receitas, o lucro líquido normalizado atinge R$ 260 milhões, 23,9% menor quando comparado ao 2T19.
Mesmo em um cenário adverso, a TIM mantém sua inovação e investimentos em infraestrutura. Líder em cobertura 4G no Brasil, a empresa quer ser a primeira a conectar todos os municípios do país com a rede de quarta geração, até 2023. No próximo trimestre, lançará a rede 5G comercial e passará a usar a tecnologia FWA (Acesso sem Fio) para disponibilizar banda larga fixa por meio da rede móvel.
(1)Os valores indicados como normalizados foram ajustados para efeitos não-recorrentes.
“A pandemia impacta todos os setores, mas nos mantemos resilientes e entregando resultados sólidos. A conectividade reduz distâncias no isolamento social e os consumidores reconhecem a importância das telecomunicações na crise. Prova disso é a redução de 15,6% do nosso indicador de inadimplência no comparativo anual. Seguimos inovando e trabalhando para atender a demanda dos nossos clientes. Acabamos de lançar uma oferta que une telefonia com serviços financeiros para entregar mais conveniência ao usuário e anunciamos a chegada do 5G comercial. A coragem digital nos move rumo a um futuro onde teremos papel ainda mais essencial, permitindo novas possibilidades de evolução.”
PIETRO LABRIOLA – CEO da TIM BRASIL
Retomada futura para a base móvel
O fechamento das lojas físicas e o cenário de incertezas impactam os indicadores de todo o mercado móvel. A TIM registra queda de base e receita, com maiores efeitos no segmento pré-pago. O pós-pago manteve a representatividade de 41% do total de acessos. O ARPU móvel segue em evolução, com leve alta de 0,9% ano a ano, atingindo R$ 23,40.
A companhia já reabriu grande parte dos seus pontos de venda e retomou os lançamentos. A novidade é a oferta em parceria com o C6 Bank: clientes TIM Controle que abrirem uma conta no banco digital poderão dobrar seu pacote de internet e ter acesso a um cartão de crédito sem anuidade, além de outros benefícios. Para destacar esse momento de retomada, a operadora realizou sua primeira convenção de vendas virtual, com a participação de 20 mil colaboradores e parceiros. No evento, lançou uma nova assinatura – “Imagine as possibilidades” – e apresentou a cantora IZA como nova embaixadora da marca.
Expansão da TIM Live
A busca por uma conexão de qualidade para o trabalho remoto durante o isolamento social impulsiona o crescimento da TIM Live no segundo trimestre de 2020. A base de clientes da ultra banda larga fixa tem alta de 19,6% na comparação com igual período de 2019, com adição líquida de cerca de 100 mil clientes no último ano e superando a marca de 600 mil conexões.
O portfólio foi renovado em abril, com mais conteúdos de entretenimento e simplificação das ofertas. Além disso, a TIM segue investindo na expansão da cobertura FTTH, que alcança 2,8 milhões de domicílios. Como consequência, o ARPU da TIM Live aumenta 7,6%, fechando o trimestre em R$ 83,90. Com a chegada a Brasília, o serviço (FTTC + FTTH) encerra o segundo trimestre presente em 27 cidades mais o Distrito Federal.
Evolução constante no segmento corporativo
A TIM fechou contratos importantes no segmento de Top Clients no período, com destaque para o projeto Granja 4.0, em parceria com JBS e F&S Consulting. A TIM é a única operadora presente na iniciativa ConectarAGRO, que acaba de se tornar associação civil sem fins lucrativos com o objetivo de promover conectividade nas áreas rurais de todo o Brasil. A ideia é levar a rede 4G em 700 MHz para 13 milhões de hectares até 2021. Atualmente, já são mais de 5 milhões de hectares cobertos com a tecnologia de quarta geração e 11,5 milhões de hectares com a plataforma Narrow Band IoT (NB-IoT).
Evolução da oferta de rede
Reforçando seu compromisso com a evolução e a qualidade de seus serviços, a TIM mantém a liderança na cobertura 4G do País: são 3.517 municípios cobertos, o que representa 94% da população urbana, com a rede operando na faixa 700MHz em 2.640 desses. A tecnologia VoLTE segue em expansão e já está disponível em 3.495 cidades. A oferta da plataforma NB-IoT, essencial para o desenvolvimento de soluções de IoT, se consolida com presença em mais de 3.356 municípios.
Em julho, a TIM anuncia o lançamento do 5G comercial nas cidades de Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS) com instalação prevista até setembro. A operadora foi pioneira na ativação da rede de quinta geração no País, com a criação dos Living Labs 5G TIM, inaugurados em 2019 e focados no estudo e desenvolvimento da tecnologia.
TAC
A TIM celebra no segundo trimestre a aprovação do primeiro Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de uma operadora no País com a Anatel. O acordo representa um marco no setor e prevê o arquivamento de processos por um valor de referência de R$ 639 milhões que serão aplicados em ações de melhorias de qualidade e experiência do cliente bem como incremento de infraestrutura de rede em mais de 2 mil localidades.
A operadora também assume o compromisso adicional de levar banda larga móvel, por meio da rede 4G, a cerca de 350 municípios com menos de 30 mil habitantes. Três milhões de pessoas serão beneficiadas nas regiões Nordeste (66%), Norte (13%), norte de Minas Gerais (20%) e em Goiás (1%), em cidades onde a tecnologia de quarta geração ainda não está disponível.
Atendimento na era do distanciamento social
A pandemia fechou lojas e colocou o call center para atuar em home office, reforçando ainda mais a importância da digitalização do relacionamento com o cliente. No segundo trimestre, o app de autoatendimento MEU TIM registra aumento de 10% dos usuários únicos, ao mesmo tempo em que as interações no call center caem 44%. A adesão à conta online e o pagamento de faturas via canais digitais apresentam evolução de 12,9% e 22,9% ano a ano, respectivamente.
A inovação é outra aposta nessa área. Desde abril, a operadora usa inteligência artificial na central de relacionamento, em um projeto em parceria com a IBM. Mais de 3 milhões de autoatendimentos já foram realizados e a retenção de chamadas – quando o atendimento aos clientes é efetuado com sucesso na plataforma, sem envolvimento do call center – cresceu 75%.
Sobre a TIM
“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: “Imagine as possibilidades”.
A TIM é, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil – conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio – e, já pronta para um futuro ainda mais digital, ativará comercialmente a tecnologia 5G em três cidades até setembro. A companhia é a única do setor de telecomunicações a integrar o Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, além de estar há 12 anos seguidos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Também é primeira operadora reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética”, iniciativa que existe com o objetivo de promover um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. Para mais informações acesse:.www.tim.com.br
Sobre o Instituto TIM
O Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções tecnológicas); Inclusão (ações pró-cidadania) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).
Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.
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