O ViaBrasil Pampulha acaba de chegar aos 38 anos e, como toda boa história precisa de atualizações, o empreendimento está passando por uma transição para se tornar um centro de conveniência ainda mais completo, referência para os frequentadores e moradores da região. Como tempo é dos recursos mais valiosos, as mudanças surgem a partir de um olhar atento às tendências dos compradores do Via, um dos principais pontos da Pampulha quando o assunto é comodidade. Neste contexto, o empreendimento localizado em um dos cartões postais de Belo Horizonte se ergue como um refúgio de praticidade, reunindo uma variedade de serviços e lojas que oferecem a seus clientes a chance de resolverem pendências e fazer compras, completando seu dia a dia num lugar só.
Com uma concentração de operações que permite desde o pagamento de contas até a utilização de uma academia, por exemplo, o ViaBrasil dispõe, ainda, de um horário de funcionamento estendido em relação ao comércio de rua, completando esse “pacote” de funcionalidade com estacionamento próprio. “Ao analisarmos cuidadosamente o comportamento de nossos clientes ao longo do tempo, ficou claro que a maioria deles não visita nosso empreendimento em busca de uma experiência prolongada de compras. Em vez disso, nos tornamos um ponto de referência para as atividades cotidianas na região de forma rápida e segura, tendo no centro de conveniência um aliado para tornar suas vidas mais simples”, explica Marina Durso, gerente de marketing do ViaBrasil.
Uma das novidades recentes para o público do Via que endossam seu posicionamento enquanto “strip mall” – conceito que define local onde é possível fazer compras, ter serviços disponíveis, alimentação, tudo em apenas uma parada – é a Lotérica, que migrou da rua do entorno para dentro do empreendimento, oferecendo mais segurança e conforto aos clientes. Além de grandes marcas que o consagram como um verdadeiro “hub de serviços”, incluindo a Drogaria Araújo, Lojas Americanas, Supermercados BH e 1001 Festas, só para citar alguns, o mall também abriga a Churrascaria Pampulha e os Correios. Ao todo, 70 operações integram o empreendimento nos segmentos de calçados, acessórios, vestuário, telefonia, eletrônicos, cama, mesa e banho, perfumaria, estética, tatuagens, turismo, aquarismo, colchões, brinquedos, entre outros.
De acordo com a gerente de marketing, cada detalhe no ViaBrasil é cuidadosamente pensado para tornar mais ágeis as demandas do público. “Ao priorizarmos a conveniência e a praticidade, estamos alinhando nossos serviços às necessidades de nossos clientes, oferecendo-lhes uma experiência que agrega valor real às suas vidas, seja pagar contas no Caixa 24 horas, despachar encomendas, frequentar a academia Pratique, renovar a despensa com compras no mercado ou um lanche rápido”, destaca. De acordo com a gestora, o formato do negócio atrai muito mais que os clientes, mas os lojistas que buscam por investir em um espaço que garanta o retorno esperado. “Dispomos de um ambiente que dispõe de infraestrutura completa para esse lojista, mas com custo de um aluguel, por exemplo, menor que o de shopping center. E ao reunirmos tantas comodidades, garantimos a fidelização de um cliente que consome, em média, R$ 250 a cada visita a nosso espaço”, defende Marina.
E não para por aí: ainda neste ano os clientes podem esperar por inaugurações que reforçam a conveniência do ViaBrasil Pampulha para a região. As próximas novidades são as chegadas da lavanderia Bubble Box, da Arte do Ajuste, operação de costura e ajuste de roupas, e da loja de eletrônicos Barato e Fácil. Além disso, o público que passa pelo empreendimento diariamente, quase 5 mil pessoas, vai poder frequentar um ambiente ainda mais moderno e confortável a partir da finalização do forro e da reforma do banheiro no lado B. Recentemente, o empreendimento também passou por mudanças importantes que trouxeram melhorias para a comunidade, como obras de acessibilidade do entorno, reforma do passeio e o aumento da área permeável por meio do plantio de grama no estacionamento. “A transição para um centro de conveniências marca uma evolução estratégica que reflete nosso compromisso de quase quatro décadas em atender as necessidades em constante evolução de nossos clientes”, defende.
A origem do empreendimento foi como hipermercado, que depois veio a se tornar o ViaBrasil, no final da década de 1980. Inicialmente, sua área era de 3.000 m² e com a rápida evolução e expansão comercial, o centro de conveniência foi conquistando cada vez mais espaço na tradicional região da Pampulha. Hoje, são 20 mil metros quadrados ocupados por um mix completo de lojas e serviços à população. Por isso, a transição para um centro de conveniência faz parte de uma evolução estratégica que reflete o compromisso do empreendimento em atender às necessidades dos clientes, posicionando o ViaBrasil de forma única na capital mineira e fortalecendo sua importância para a comunidade do entorno.
SERVIÇO
ViaBrasil Pampulha
Endereço: Rua Irlanda, 413 – Jardim Atlântico
Funcionamento: segunda-feira a sábado, das 9h às 21h; domingo, das 9h às 14h
https://www.instagram.com/viabrasilpampulha/; https://linktr.ee/viabrasilpampu