Que as tecnologias oferecem agilidade nos processos, já não é novidade, afinal é mais do que notável que esses serviços contribuem para o desenvolvimento econômico e competitividade das empresas. Segundo estudo feito pela TNS Research, as empresas que investem em tecnologia crescem cerca de 60% a mais que aquelas que descartam essa possibilidade.
Apesar do crescimento acelerado do uso da tecnologia no país, o cenário ainda se mostra bastante emergente. Dados da plataforma Distrito mostram que, até novembro de 2021, foram investidos US$ 8,85 bilhões em inovação e tecnologia no Brasil, mais que o dobro do total de 2020, cerca de US$ 3,6 bilhões. Isso de fato, representa uma grande oportunidade de crescimento para empresas que, além de viabilizar projeções financeiras e operacionais mais efetivas, ganham em produtividade, segurança e economia. Isso porque, por meio de mecanismos de automação, é possível reduzir gastos significativos com processos passíveis de erros humanos, principalmente nas questões fiscais.
Totalmente adequado à realidade brasileira, o Software Fiscal GUEPARDO, além de ser sinônimo de eficiência operacional, garante processos fiscais mais seguros, rápidos e confiáveis. O sistema simplifica a apuração de impostos e permite entregas mais assertivas aos órgãos reguladores. Ou seja, a tecnologia mantém o negócio em compliance e, mais do que isso, evita multas e processos judiciais que podem acarretar na apreensão de bens ou enquadramento em crime fiscal devido ao preenchimento errado de declarações fiscais, falta de documentação, informações imprecisas ou equivocadas e perda de prazos de entrega. Além disso, com a digitalização do processo fiscal, o tempo de análise, preenchimento e entrega das obrigações e declarações é reduzido, o que aumenta a produtividade da equipe que fica livre para assumir outras tarefas na companhia.
Sérgio Oliveira, o vice-presidente de Software e Desenvolvimento da NTT DATA Business Solutions, empresa de tecnologia desenvolvedora da plataforma, explica que a busca por soluções fiscais nos últimos 18 meses cresceu significativamente. “Mesmo sendo um período de pandemia, houveram representativos investimentos para facilitar e garantir a segurança de processos por meio da automação por parte das empresas, o que aumentou a procura por soluções como o GUEPARDO”, explica.
O software, pioneiro na obtenção de certificações SAP e em conformidade com o FI-TDF-BR 3.0 – Certification test Plan, passa por atualizações constantes para se adequar às exigências e demandas do Fisco na consolidação de documentos, classificação, apuração total das informações, geração de guias de recolhimentos e compensações, contabilização, geração e entrega de obrigações fiscais nas esferas federal, estadual e municipal.