O jornalismo imersivo utilizando a tecnologia da realidade virtual já é uma realidade no Brasil. Uma solução criada pela produtora Travel TV Brasil vem sendo utilizada em várias cidades paulistas e empresas para a divulgação das atrações turísticas, produtos e serviços em realidade virtual.
Utilizando fotos e vídeos em 360° somados à recursos como áudio, vídeo e textos, o visitante poderá “experimentar” os pontos turísticos antes mesmo de sua visita. “Essa tecnologia permite que as pessoas visitem os locais turísticos ou conheça o hotel onde ficará hospedado. No caso das empresas, é uma oportunidade para elas apresentarem seus produtos, serviços e até mesmo realizarem vendas antecipadas online”, explicou o diretor da Travel TV Brasil, jornalista imersivo Eduardo Augusto Sona.
O jornalista explica que essas matérias podem ser reproduzidas em qualquer smartphone ou headsets (óculos) de realidade virtual: “o acesso pode ser feito através de um QR Code impresso em um mapa ou guia, no site de turismo da cidade ou simplesmente através de um link enviado através do WhatsApp. Um dos objetivos do projeto foi o de deixar o acesso mais rápido e simples possível”, explica Sona.
Além da área de turismo, a empresa produz diversas matérias especiais, uma delas teve reconhecimento internacional: o especial “Os 500 anos de Leonardo Da Vinci” foi notícia no site de uma grande empresa de realidade virtual americana.
À partir de abril, a Travel TV Brasil pretende iniciar a distribuição de matérias imersivas sobre turismo para portais de notícias, revistas e blogs interessados.
Além disso, a empresa prepara um curso online de como produzir matérias imersivas voltado à jornalistas, fotógrafos e estudantes de comunicação, “esse é um caminho sem volta para o jornalismo e é importante repassar esse conhecimento”, finaliza Sona.
No site www.travel.tv.br e no aplicativo Travel TV Brasil o visitante poderá encontrar mais informações e viagens em 360° por cidades italianas e brasileiras.