A ShiftT, aceleradora de startups da Tupy, acaba de anunciar as duas primeiras empresas selecionadas para a fase de aceleração. Neste período, além do acesso à toda estrutura e expertise da Tupy, os empreendedores recebem mais mentorias exclusivas, aplicadas pelos mais de 30 profissionais da Companhia, com experiência nas mais diferentes áreas de conhecimento, que foram treinados para atuarem como mentores.
As primeiras selecionadas são a Hedro e a Pix Force. A Hedro é uma startup mineira que se encaixou perfeitamente no perfil digital e de indústria 4.0. A equipe é especialista em desenvolvimento de tecnologias emergentes (hardware, firmware e software) e na integração dessas tecnologias, instrumentando todo ambiente industrial, além da preocupação com a manutenção preditiva e aumento da disponibilidade das máquinas.
Já a Pix Force é uma startup gaúcha que desenvolve soluções utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning. O negócio consiste no fornecimento de informações valiosas para os clientes por meio de aquisição e interpretação automática de imagens e vídeos. Isso é possível por meio da visão computacional, que é capaz de inspecionar o que o olho humano não consegue. O processamento da imagem é realizado com a inteligência artificial, o que possibilita a aplicação da tecnologia nos mais diversos processos da Companhia.
Jornada de seleção ShiftT
Foram mais de 100 interessadas de todo o Brasil. Na primeira fase, a Tupy selecionou 75 negócios para avaliação de especialistas técnicos das mais diferentes áreas e, em seguida, o novo corte chegou a 13 empresas, das quais oito participaram do Pitch Day com a diretoria da Tupy. Por fim, após a pré-aceleração, devem ser escolhidas de 3 a 6 startups para seguir no programa, fazendo a prova de conceito e análise de outros indicadores. Hedro e Pix Force são as primeiras anunciadas.
“Importante destacar que não nos limitamos apenas a avaliar as startups. Procuramos entender também se a Tupy tinha todos os elementos necessários para proporcionar o desenvolvimento das futuras aceleradas. A pré-aceleração foi o momento para garantir que todos iriam extrair o máximo valor dessa jornada”, conta Daniel Moraes, Head de Transformação Digital e Inovação da Tupy.
O programa se destaca pelo conceito equity free, ou seja, o empreendedor não precisa renunciar a parte da sua empresa para poder participar do processo de aceleração. Além disso, são premissas da ShiftT o respeito total à propriedade intelectual das startups e dos seus talentos. Outra característica é que as provas de conceito serão remuneradas.
“Desde a sua fundação, em 1938, a Tupy se destaca pelo pioneirismo e ao longo da sua história realizou parcerias e investiu em P&D. Tivemos vários saltos de inovação, e queremos compartilhar esse conhecimento e aprender também. Por isso, queremos que as startups selecionadas venham expandir suas ideias e contribuir com o nosso futuro”, diz Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.