Após realizar uma série de atividades culturais, encontros e oficinas virtuais, a 5ª edição do Festival de Inverno de Vilas e Favelas, promovida pela ONG Arebeldia, entra em sua última semana. Mas o público ainda poderá contar com muito conteúdo e diversão online. Até 9 de agosto (domingo), serão transmitidas as últimas edições das vídeo-aulas gratuitas das oficinas gratuitas de pandeiro, hip hop dance, bonecas artesanais e gastronomia infantil, bem como outras atividades culturais.
Dentre as atrações programadas, tem atividades com instrutores como o músico Marcos Suzano, membros do Família de Rua e a artesã Dulcinea do Carmo. As atividades vão ao ar gratuitamente pelo Instagram @arebeldia e pelo Facebook.com/arebeldia.
Quem não puder assistir na hora indicada, pode ficar tranquilo. Todo o conteúdo da semana, incluindo o das semanas anteriores, ficará disponível por tempo ilimitado no YouTube da produtora Casulo Cultura, responsável pela produção do Festival.
Confira agora como as atrações serão organizadas:
Quarta-feira (05/08)
Oficina de confecção de bonecas
Horário: 16h
Na terceira e última vídeo-aula dessa oficina, a artesã Dulcinéa do Carmo ensinará aos alunos como fazer o acabamento (olhos, cabelinho, boca e outros detalhes) de bonecas artesanais pretas. Durante os ensinamentos, ela faz um resgate histórico do brinquedo em relação às suas origens culturais nos povos africanos. A intenção é que as pessoas conheçam a importância dele, descubram novas habilidades manuais e consigam ter uma fonte de renda-extra com o seu novo aprendizado.
Quinta-feira (06/08)
Entrevista: Luís Matuto
Horário: 17h
Luís Matuto é um jovem artista mineiro, considerado um dos mais destacados gravadores de sua geração. Em Belo Horizonte, é também referência no desenho gráfico. Matuto domina a madeira como poucos, fruto da convivência com a marcenaria paterna desde a infância, em Alfenas (MG).
O jornalista e designer Marcelo Santiago, da Ong Arebeldia, receberá o artista para um bate-papo online descontraído nesta quinta.
Sexta-feira (07/08)
Oficina de Hip Hop Dance
Horário: 17h
Nesta sexta será a segunda vídeo-aula da oficina online de Hip Hop Dance com o intérprete dançarino, professor, coreógrafo e diretor da Laia Cia. de Danças Urbanas, Vic Alves. O público aprenderá conceitos básicos das danças da cultura Hip Hop, com foco no estilo Hip Hop Dance, visando aprimorar os movimentos corporais e aprender como fazer interessantes coreografias. Vic ensinará aos espectadores como se aquecer e movimentar as articulações de forma mais consciente e quais são passos essenciais de danças ligadas ao universo Hip Hop. Ele também mostrará exercícios para desenvolver a musicalidade dos alunos e ensinará a primeira coreografia da oficina.
As aulas seguintes contarão com alongamentos, novas informações, exercícios diferentes e coreografias mais desafiadoras e elaboradas. Todo o conteúdo foi criado de forma bastante didática para atender interessados e dançarinos de vários níveis, desde os amadores até os semiprofissionais.
Sábado (08/08)
Oficina gastronomia infantil
Horário: 10h
O festival promove mais uma edição da oficina de culinária para crianças. Desta vez, a receita a ser preparada, sob orientação da cozinheira Mary, será o Bolo Gelado de Coco. Ela mostrará o passo a passo para fazer essa delícia de forma simples e bastante divertida.
Palestra sobre o universo hip hop com o Família de Rua
Horário: 16h
Desde o início, a história, a cultura, a arte e o poder do breaking foram resumidos em vários documentários. Se você é um B-Boy, uma B-Girl, ou simplesmente alguém que que tem curiosidade em aprender mais sobre essa dança incrível, se liga que sábado tem a galera do Família de Rua ocupando o nosso Festival de Inverno de Vilas e Favelas com a história do breaking.