Seguindo com o propósito de Levar Amor a Todos Os Lares, a marca de produtos de limpeza Veja®, da RB Hygiene Comercial, apresenta a nova fase do movimento “Veja com o Coração” em prol da valorização do trabalho doméstico. O novo momento é marcado pelo início da campanha que destaca as histórias reais de 4 trabalhadoras domésticas, além do lançamento da edição especial do produto Veja Multiuso Original Doe Com Amor, que terá o lucro¹ das vendas revertido em doações a trabalhadoras domésticas que enfrentam uma situação vulnerável devido à pandemia da Covid-19.
O movimento de valorizar o trabalho doméstico está associado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 10 da ONU: Redução das Desigualdades. Após uma pesquisa feita pela marca sobre a realidade brasileira, Veja® identificou que mais de 70% das trabalhadoras domésticas já sentiram que as pessoas as julgam inferiores pelo trabalho que realizam, embora essa seja a profissão que mais emprega mulheres no Brasil, somando mais de 6 milhões de trabalhadoras. A marca Veja® acredita que a limpeza é um ato de amor e carinho que precisa ser valorizado. Por isso, deseja contribuir buscando a conscientização da sociedade sobre a importância da profissão das trabalhadoras domésticas.
A campanha publicitária que dará visibilidade à ação foi criada em parceria com a BETC/Havas e aborda com empatia e amor as histórias reais de Edilene, Luana, Iderlaine e Leia, trabalhadoras que contam, com orgulho, como a profissão foi fundamental para que elas pudessem conquistar alguns dos seus objetivos na vida. Além disso, Veja® lançou uma plataforma para o movimento (www.vejacomocoracao.com.br), onde o público poderá conhecer as histórias delas e de outras trabalhadoras, além de contribuir com a causa.
“Veja® tem o propósito de levar amor a todos os lares por meio de produtos com máxima eficiência e reconhece quem está por trás desse ato de carinho e cuidado. Por isso, começou esse ano a iniciativa de contribuir para a valorização do trabalho doméstico, conscientizando a sociedade sobre sua importância. Veja Multiuso Original Doe Com Amor é uma das maneiras que encontramos para engajar nossos consumidores nessa causa”, comenta Paolo D’Orso, vice-presidente Sênior da América Latina da RB Hygiene Comercial.
A iniciativa “Veja com o Coração” já apoiou mais de 15 mil trabalhadoras desde o seu lançamento, em abril deste ano, por meio da doação de um milhão de reais em produtos e auxílio financeiro. A expectativa para a segunda fase da ação é apoiar, até o final do ano, mais cerca de mil trabalhadoras domésticas a partir do lucro gerado pelas vendas da edição especial do produto.
Durante o último ano, a RB Hygiene Comercial e a BETC/Havas estudaram o cotidiano dessas trabalhadoras a partir de uma série de entrevistas e pesquisas por todo o país, com o apoio da Consultoria Cause. Como resultado, a campanha traduz, nas ações de publicidade e marketing, o posicionamento de Veja® em um território genuíno de atuação da marca, que há mais de 50 anos está presente nos lares dos brasileiros.
Assista à campanha aqui.
A campanha poderá ser vista, em um primeiro momento, em mídia OOH e digital. Já e edição especial do produto Veja Multiuso Original Doe Com Amor está disponível na Amazon e nos supermercados Condor (Paraná), Coop, Davó, Mambo e Giga (São Paulo), Costa (Goiânia), SBH (Minas Gerais), Barcelos e Casa do Sabão (Rio de Janeiro), Supermercado da Família (Pernambuco), Atakarejo e G Barbosa (Bahia), Nordestão (Rio Grande do Norte), Fartura (Fortaleza), Mateus e Nova Era (Maranhão).
“No próximo ano, queremos avançar ainda mais. Acreditamos que atuar por meio de diversas frentes, entre elas a educação, pode colaborar com a melhoria das condições de trabalho e profissionalização das trabalhadoras domésticas, estimulando a troca de experiências e a geração de renda”, finaliza Paolo.
Ficha técnica:
Agência: BETC/Havas
Cliente: Reckitt Benckiser
Produto: Veja
Título: Histórias Reais
CCO: Erh Ray
Diretora Executiva de Criação: Andrea Siqueira
Diretora de Criação: Andrea Siqueira e Laura Azevedo
Criação & Conteúdo: Nelson Prado e Will Santos
Marcas & Negócios: Heloisa Figueiredo, Luana Gregorio, Bianca Chagas e Beatriz Geller
Estratégia & Gestão de Dados: Agatha Kim, Silvia Paes e Fernanda Maia
Canais & Engajamento: Carlinha Gagliardi, Verônica Pirajá e Haroldo Paro
Diretora de Produção Integrada: Anna Luisa Ferraz
Produção: Rafael Paes e Priscyla Farina
Produtora de imagem: MODERNISTA CREATIVE PRODUCERS
Produtor Executivo: Marcelo Monteiro e Alexandre Lucas
Atendimento: Iara Demartini
Direção Criativa Produtora: Alexandre Lucas
Direção de Cena: Camila Faus
Assistente direção: Ana Claudia Laforga
Diretora Produção: Tatiana Akemi Ueda
Assistente de Produção: Sara De Rizzo Avanci
Coordenadora de Pós: Nathalie Rueda
Direção de fotografia: Anna Paula Gentil Mascarenhas
Direção de arte: Felipa Damasco
Figurino: Simone Fleitich
Elétrica: Tatiane Ursulino da Silva
Técnica de Som: Evelyn Kauane dos Santos
Color Grading: Júnior X
Montagem: Sérgio Dinis e Fernando Tavares
Motion Graphics: Anderson Freitas
Finalização: Sérgio Dinis e Fernando Tavares
Produtora de áudio: Canja Audio Culture
Locução: Ana Flor
Direção de som: Lucas Sfair, Eduardo Karas e Filipe Resende
Atendimento: Guga Costa
Coordenação: Ana Flor
Produção Musical: Diego Zorrilla e Levi Mynssen
Aprovação Cliente: Carolina Frenkiel, Mariana Rocha, Julio Bellatine, Leticia da Costa, Leticia Guiti e Fernanda Yara
¹ A doação será feita com base no lucro operacional deste produto, que é composto pela receita de vendas deduzida de tributos e descontos comerciais, custo da mercadoria vendida, despesas de marketing, administrativas (por definição de rateio, as despesas de vendas e administrativas serão consideradas como 15% da receita líquida – receita de vendas deduzidas de impostos e descontos comerciais) e outras despesas e/ou receitas não operacionais, rateadas proporcionalmente à receita líquida definida anteriormente.