A 5ª edição da Wine South America, uma das mais importantes feiras de wine business na América Latina, acontecerá entre os dias 6 e 8 de maio de 2025, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, região estratégica no Cone Sul – porção do continente que engloba Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai – e conhecida como a capital do vinho brasileiro.
Região de enorme potencial, o Sul do Brasil detém o maior consumo per capita de vinho no país, é uma das maiores rendas brasileiras e reúne os consumidores mais frequentes da bebida, que não a consomem apenas em datas festivas e sazonalmente, mas em seu dia a dia.
“É um contexto que amplia as possibilidades de negócios e reforça a importância da visibilidade proporcionada por uma feira como a WSA, realizada em uma das maiores regiões consumidoras de vinho no Brasil. Recebemos um grande volume de compradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que são mercados super relevantes na comercialização e consumo de vinhos no país”, detalha Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA.
Anteriormente programada para acontecer em setembro, a WSA agora acontece em maio, uma mudança positiva, desejada por produtores e compradores, e destacada por representantes do setor: o calendário de eventos do setor vitivinícola ganha uma feira internacional no primeiro semestre do ano, período promissor para o mercado, que se organiza para as vendas de inverno e estrutura suas ações para o segundo semestre.
“Vamos reunir produtores, importadores e compradores de todo Brasil em três dias dedicados aos negócios do vinho e à oferta de conteúdo ao público, iremos intensificar as reuniões de negócios, os fóruns que conectam profissionais para compartilhamento de experiências e informações, e as degustações temáticas com especialistas”, detalha Marcos Milanez.
Um dos grandes diferenciais da Wine South America é a realização das rodadas de negócios, que estabelece o contato entre compradores qualificados do Brasil e do exterior com os expositores, para estimular o mercado interno e as exportações.
Em sua 5ª edição, a feira deverá promover mais de 2.000 encontros, consolidando sua atuação como plataforma de aproximação de compradores qualificados e de fomento do relacionamento e das vendas no mundo do vinho.
Entre as demais ações para ampliar a visibilidade das marcas expositoras, está o Projeto Imagem Nacional e Internacional, que traz ao evento jornalistas e influenciadores de vinhos do Brasil e de outros países para conhecerem e divulgarem os destaques da feira.
Entre eles estão as ofertas em enoturismo apresentadas pelas vinícolas, que têm consolidado o Rio Grande do Sul como um dos destinos mais procurados por apreciadores de vinhos.
A WSA é a única feira no Brasil que proporciona aos compradores uma imersão completa na principal região vinícola do país. Além de oferecer experiências exclusivas de degustação nas vinícolas, o evento permite que os compradores identifiquem oportunidades de negócios, fortaleçam parcerias estratégicas e conheçam de perto os processos de produção de algumas das bebidas expostas, vivenciando a história e a paixão por trás de cada rótulo.
O mundo do vinho na WSA
Para 2025, a Wine South America já confirmou a participação de rótulos de 20 países e mais de 360 marcas nacionais e internacionais.
Além dos lançamentos e destaques das principais vinícolas brasileiras, a feira reunirá produtores da Espanha, França, Portugal, Geórgia, Uruguai, Chile, Argentina e Itália – que este ano deve dobrar o tamanho de seu estande coletivo promovido pelo ICE-ITA.
A Wine South America é direcionada a profissionais do segmento: importadores e exportadores; distribuidores e atacadistas; supermercados e hipermercados; bares, restaurantes, hotéis e lojas especializadas.
Informações no site oficial do evento www.winesa.com.br.
Realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, líder na realização de exposições na Itália e segundo em volume de negócios da Europa, a WSA conta com o know-how da Vinitaly, que por mais de 50 anos é a feira referência mundial do setor de vinhos.