Especializada em soluções para casa e construção, a Soprano possui diversas ações para a preservação da natureza relacionadas à sustentabilidade. Estas são maneiras de, além de colaborar com os processos internos da empresa, proporcionar melhor qualidade de vida para a comunidade em geral.
Entre as ações, um dos destaques é uma moderna Estação de Tratamento de Efluentes Descarte Zero semiautomática, onde promove o reutilização da água do processo de acabamento das peças. Assim, já houve uma diminuição de até 80% no consumo e uma economia de mais de 15 milhões de litros de água, volume equivalente a seis piscinas olímpicas ou 30 milhões de garrafas de água de 500 ml. Outro investimento mais recente foi na primeira usina fotovoltaica em unidades da Soprano, em Caxias do Sul (RS), gerando energia por meio da luz solar, considerada uma fonte limpa e renovável. Com investimento de R$2,2 milhões, a própria Soprano gera 63% da necessidade de consumo de energia, o que significa uma economia mensal de aproximadamente R$40 mil.
Outras iniciativas que impactam positivamente são que todas as embalagens de papelão utilizadas possuem selo FSC, garantindo que a origem da madeira é exclusiva de áreas de reflorestamento, como também o emprego de sistemas de lavagem de gases em todos os processos que necessitam de aquecimento e que podem arrastar contaminantes.
Por conta dessas práticas, a Soprano é constantemente validada pela sua colaboração, com certificações como o selo “eureciclo”, por contribuir com a cadeia de reciclagem no Brasil reconhecida mundialmente, e o certificado “Empresa Renovável”, emitido pela Ludfor Energia, que comprova a origem de fontes renováveis da energia elétrica utilizada em grande parte das instalações da empresa, proporcionando uma importante contribuição para a redução de emissão de gases que contribuem com o aquecimento global. Outro exemplo é o título internacional de Indústria Sustentável, entregue pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o que permite a integração ao grupo de empresas que substituíram o uso do HCFH-141b por substâncias que não agridem a camada de ozônio.
A Soprano busca reduzir os possíveis impactos negativos causados pela sua atividade, desenvolvendo uma cultura empresarial em que os aspectos ambientais são levados em consideração em todos os processos de tomada de decisão, promovendo a preservação e o uso racional de recursos.