Enquanto umas protegem aquelas que estão em situação de vulnerabilidade social, outras abrem espaço para mulheres no setor da tecnologia ou lutam pela inserção de pessoas trans no mercado de trabalho. Enfrentando diferentes desafios no seu dia a dia, mulheres brasileiras encaram as crises econômica, social e sanitária com solidariedade e criatividade, criando soluções que funcionam para elas mas também para todas. São essas histórias que a websérie POR ELAS, POR NÓS passa a contar a partir de 17 de janeiro no YouTube.
POR ELAS, POR NÓS é uma websérie documental, composta de cinco episódios de cerca de 10 minutos cada, que têm como tema mulheres brasileiras e seus trabalhos que desafiam fronteiras e inspiram novas ações. A série é uma produção da Revista AzMina, realizada via PROMAC, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, com patrocínio da Falconi e B3. Os episódios serão disponibilizados gratuitamente no canal da revista todas as terças.
“Nossa ideia é mostrar que mulheres estão mudando a vida de outras mulheres em diferentes áreas da sociedade. Elas encontram alternativas para seus desafios diários e ajudam a empoderá-las e fortalecê-las. Na websérie podemos contar suas histórias e os impactos que elas têm em toda a sociedade”, afirma Bárbara Libório, diretora de conteúdo da AzMina.
Divididos por temas, os episódios têm direção de Camila de Moraes e roteiro de Anny Ribeiro, e colocam ao centro figuras femininas que contam suas histórias e trajetórias e seu impacto na sociedade. A série destaca, por meio de entrevistas, a força do trabalho delas, seja em casa, no escritório ou em movimentos sociais. Todos os episódios contam com tradução simultânea em Libras.
A websérie faz um retrato do país em transformação partindo das mulheres que mobilizam seu entorno de maneiras diversas.
No primeiro episódio, intitulado “Impacto é dinheiro no bolso das mulheres”, conhecemos Márcia Rocha, empresária, advogada, idealizadora e cofundadora do projeto Transempregos, ao lado de Maite Schneider. Nesse mesmo programa, também estão Neide Abadi e Norina Rienzi, presidenta fundadora e diretora, respectivamente, da União Popular das Mulheres do Campo Limpo e Adjacências.
O resgate de suas trajetórias e o impacto social de seus trabalhos mostra mulheres fortes que transformam o mundo onde vivemos, e conclamam para que mais pessoas se inspirem a fazer algo parecido ou se unir aos projetos que já estão em atividade. “Se todo mundo fizer a sua parte, aí a gente consegue mudar. Sou só uma pessoa, preciso de todas as outras juntas com a gente”, convoca Márcia Rocha.
O segundo episódio, disponível a partir de 24/01, tem como tema Saúde, e traz o depoimento de cientistas, ativistas e médicas, cujos trabalhos são importante não apenas para as mulheres, mas também para a sociedade como um todo.
Matuzza Sankofa, diretora da Casa Chama e presidenta do Centro É de Lei; Mayara Ferreira, fundadora da rede de psicanalistas feministas DIVAM; e Caroline Brunetto, pesquisadora em Oncologia e Saúde da Mulher, nos contam sobre iniciativas que pensam em cuidados específicos para a saúde das mulheres cis, trans e todas as outras pessoas com útero. “A gente vai passando por algumas dificuldades e vai entendendo outras mulheres, entendendo suas dores”, explica Caroline. “Então a gente acaba pensando nessas soluções”, continua.
Abordando ainda os temas Cultura, Pandemia e Tecnologia, a websérie POR ELAS, POR NÓS traz um Brasil repleto de possibilidades e transformações.