A TIM, primeira operadora a cobrir 100% Minas Gerais com o 4G, sai na frente, mais uma vez, e acaba de instalar um modelo inédito de biosite – antena camuflada no mobiliário urbano – para melhorar ainda mais a qualidade da cobertura em Ouro Preto. Instalados no interior de bancos e floreiras, os equipamentos estão visualmente em harmonia com a histórica cidade, primeira do Brasil inscrita na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. Localizados no centro, os biosites podem ainda ser utilizados para instalação de iluminação pública e contar com câmeras de segurança.
Desenvolvidos e patenteados pela TIM, os biosites contam com equipamentos 4G e já prontos para a ativação do sinal 5G, que chegará ainda esse ano na cidade. Para Marco Di Costanzo, diretor de Desenvolvimento de Rede da TIM Brasil, o investimento em Ouro Preto reforça a importância e cuidado com a preservação da cidade mineira pela operadora. “Temos apostado em soluções eficientes e inovadoras para melhorar a cobertura e qualidade do serviço, bem como agregar novas funcionalidades na perspectiva de cidades inteligentes. O biosite criado por nós para Ouro Preto é inovador e destaca-se pela integração ao mobiliário histórico da cidade”, explica.
“Ao mesmo tempo em que é reconhecida como um dos conjuntos arquitetônicos e históricos de maior valor para a humanidade, um dos principais destinos turísticos do Brasil, a cidade de Ouro Preto oferece a seus habitantes, visitantes e empresas o que há de mais avançado em tecnologia, provando que valorizar seu patrimônio e ser uma cidade inteligente são coisas que caminham juntas”, afirma Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto.
“A tecnologia adotada pela TIM prioriza ainda soluções ambientalmente sustentáveis na sua execução, contribuindo com o compromisso da operadora de ter as melhores práticas ambientais, sociais e de governança. Ao utilizarmos de soluções que passam desapercebidas pela população, conseguimos melhorar ainda mais a cobertura sem impactar visualmente a cidade”, complementa Daniel Soares de Oliveira, diretor Comercial da TIM Sudeste.