Em meio à pandemia da Covid-19, viver a quarentena com leveza é um desafio para todos. Buscar alternativas para as novas rotinas profissionais e familiares, as mudanças de hábito necessárias, as incertezas e a saúde emocional são desafios de muitas pessoas. Diante desse cenário, oportunidades de olhar para o dia a dia com mais esperança são mais do que bem-vindas: são essenciais. Por isso, foi lançado um movimento inspiracional para o período da quarentena: “Da Janela Lateral”, nome inspirado em um trecho da canção Paisagem da Janela, de Fernando Brant e Lô Borges. A iniciativa é do Hermes Pardini, um dos maiores grupos de medicina diagnóstica do país, que vem participando ativamente do esforço nacional de resposta à pandemia do coronavírus no Brasil. Há cinco anos, a empresa conta com um programa de relacionamento com comunidades, em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, o Meu Vizinho Pardini. “Queremos conectar pessoas e espalhar positividade a partir da música”, destaca o gerente Executivo de Estratégia, Produtos, Marketing e Inovação do Grupo Pardini, Hernan Firpo.
É o próprio cantor e compositor Lô Borges quem convida as pessoas de todo o país a enxergar o momento por outro ponto de vista, com a inspiração que essa canção traz. Em vídeo, da varanda da sua casa, ele canta Paisagem da Janela e convida pessoas de todo o país a fazerem o mesmo: registrarem em fotos e vídeos o que veem da janela de suas casas, cantando trechos da canção ou apenas buscando novos ares em tempos de isolamento social. O público poderá interagir, até o dia 20 de abril, via Instagram (perfil @festivalmeuvizinho) ou pelo WhatsApp (31) 98312-8164. A ação colaborativa de envio de vídeos e fotos resultará em um novo videoclipe da música Paisagem da Janela, com participação voluntária das pessoas que se engajarem no movimento durante o período de distanciamento social. O clipe, a ser lançado pela internet no final do mês de abril, será dirigido por Conrado Almada e contará ainda com outras participações especiais. Reconhecido nacionalmente, ele esteve à frente de videoclipes de artistas como Sandy, Pato Fu, Skank, Paula Fernandes, Capital Inicial e Jota Quest. “Queremos fazer da música de Lô Borges e Fernando Brant o hino desse período de isolamento social. Convidamos todas as pessoas para olhar para os lados e sentir a presença de quem vive perto, mas nem sempre está presente. Esperamos receber milhares de registros de foto e vídeo, cenas vistas das janelas das casas das pessoas. Os que desejarem, poderão cantar trechos da música também. Vai ser incrível!”, conta o diretor audiovisual, empolgado com o movimento.
A campanha tem a essência do Programa de Relacionamento Meu Vizinho Pardini de aproximação e diálogo com instituições, compartilhando saúde, gentileza e cuidado. De acordo com Hernan Firpo, o desafio, agora, é trazer o mesmo propósito para o atual contexto que estamos vivendo, a partir do ambiente digital. “Pensamos em uma ação para conectar todo o Brasil, a partir de suas janelas. Reunir as comunidades, tocar as pessoas de verdade porque realmente nos importamos com elas. E acreditamos que todos podemos ver a quarentena por outros ângulos, apreciar ficar em casa, contemplar o tempo em família, curtir o local onde mora ou trabalha, admirar a vida”, afirma. Essa visão já faz parte do posicionamento da empresa, há cinco anos. Em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, estados onde o Hermes Pardini conta com unidades próprias de atendimento ao paciente, mais de 100 comunidades participam do programa. Cerca de 10 mil ações de engajamento já foram realizadas, beneficiando um público de mais de 200 mil pessoas. “Seja no pequeno encontro em uma associação de moradores, na sala de professores de uma escola ou no auditório de uma grande empresa, faz parte da nossa rotina levar orientações sobre saúde por meio de nossos colaboradores. Além disso, já realizamos 19 edições de um festival cultural que conecta o público com diversas manifestações artísticas, como música, teatro, circo e artes visuais”. Em um desses eventos, tivemos a alegria de receber o Lô Borges que, curiosamente, é cliente fiel da nossa marca, há mais de 30 anos”, destaca Hernan Firpo.
Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Hermes Pardini vem direcionando sua presença digital para esclarecimentos técnicos e orientações objetivas sobre o funcionamento de seus serviços. Paralelamente ao projeto “Da Janela Lateral”, o laboratório busca entregar à sua audiência uma outra natureza de informação em saúde: mais leve, propositiva e com um olhar ampliado sobre o que faz bem.
Como vai funcionar
A partir de um vídeo-convite feito pelo próprio Lô Borges, a campanha receberá fotos e vídeos das pessoas em suas casas, com suas famílias, ou das vistas de suas janelas. Poderão, nos vídeos, fazer registros cantando ou tocando trechos da música Paisagem da Janela. Do material colaborativo gerado, será produzido, até o final de abril, um videoclipe de Paisagem da Janela, dirigido por Conrado Almada.
Como o público vai participar e interagir
As fotos e vídeos devem ser enviados, até o dia 20 de abril
- Via direct message no Instagram, pelo perfil @festivalmeuvizinho
- Pelo WhatsApp (31) 98312-8164, canal exclusivo da campanha para tirar dúvidas e receber os conteúdos
Durante as duas semanas de mobilização em todo o país, imagens selecionadas serão publicadas como forma de estimular a participação.
Árvore de Comunicação
ALINE ROSA
31 98892.3987
31 3194.8701
//arvore.cc