Com objetivo de apoiar e qualificar os educadores em tempos de pandemia, o UniBH e o Centro Universitário Una, por meio do Instituto Ânima, instituição da sociedade civil sem fins lucrativos da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país, realiza uma série de webinars gratuitos mensalmente e os deste mês acontecem nos dias 11, 18 e 25 de março. Os eventos vão contar com a participação de especialistas para discutir o ‘Protagonismo dos alunos no novo contexto da educação’, os ‘Recursos Audiovisuais na Educação’ e ‘Ensino Híbrido’. Os encontros serão promovidos pela parceria entre, o UniBH e o Centro Universitário Una, o Instituto Ânima, o Movimento (Des)Aprenda, a Nova Escola e o Sincroniza. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://www.sympla.com.br/institutoanima
Nesta quinta-feira, dia 11 de março, acontece o webinar “Protagonismo dos alunos”, em parceria com a Nova Escola, organização de educação mais reconhecida por professoras e professores da Educação Básica no Brasil, que desenvolve produtos, serviços e conteúdos que valorizam os educadores e apoiam sua carreira. Com mediação de Alessandra Silva, coordenadora de Projetos de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Instituto Ânima e participação de Ana Lígia Scachetti, pedagoga e jornalista, o evento é um convite para reflexão sobre a importância de incentivar o protagonismo do aluno na construção do próprio aprendizado.
No dia 18 de março, o público acompanha o webinar “Recursos audiovisuais na Educação”. Especialistas vão debater como essas ferramentas e materiais didáticos em áudio e vídeo podem potencializar a aprendizagem dos estudantes. O evento será mediado por Luiz Lana, mestre em Literaturas de Língua Portuguesa. O convidado será Gustavo Txai, mestre em Estudos de Linguagens Especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas que trabalha com produção multimídia voltada para a educação deste de 2012.
A sequência de webinars segue até o dia 25 de março, com debate sobre “Ensino Híbrido: estratégias para as aulas no contexto atual”, em parceria com o Sincroniza, instituição criada para ajudar organizações na formação de equipes escolares para diversificação e ampliação de práticas pedagógicas. O encontro será mediado por Ana Paula Manzalli, Cofundadora e Diretora de Formação da Sincroniza Educação, e vai trazer questões e desafios da implementação do Ensino Híbrido, sua definição e diferenças em relação ao modelo remoto que foi adotado durante a pandemia. Os participantes vão compartilhar estratégias e práticas para a adoção desse formato nas escolas, considerando aspectos como planejamento, organização dos ambientes físicos e digitais, entre outros.
Movimento (Des)Aprenda:
O (Des)Aprenda é um movimento aberto que tem intuito de instrumentalizar o educador na melhoria das suas práticas e apoiá-lo nas adaptações exigidas pela transformação da educação. O movimento traz debates sobre as transformações na educação por meio de experiências nacionais e internacionais, fornecendo conhecimento e metodologias para a profissionalização e valorização docente, além de criar uma comunidade de aprendizagem entre educadores. Em menos de 6 meses, as ações do (Des)aprenda já alcançaram números expressivos como: cinco mil professores cadastrados, 22 mil educadores impactados, 81 horas de formação oferecidas até agora e 38 apoiadores.
Serviço:
• Webinars: ‘O protagonismo do aluno’ e ‘Recursos audiovisuais na Educação’
Data: 11 e 18 de março
Horário: a partir das 17h
Gratuito / Inscrições: https://www.sympla.com.br/institutoanima
• Webinar: ‘Ensino Híbrido: estratégias para as aulas no contexto atual’
Data: 25 de março
Horário: a partir das 17h
Gratuito/ Inscrições: a partir do dia 15 de março – https://www.sympla.com.br/institutoanima
Rede Comunicação de Resultado
Izabela Ferreira
Relacionamento com a Imprensa
(31) 2537-5731 – 99835-6427
www.redecomunicacao.com