De acordo com pesquisas da consultoria SuperData, braço de inteligência da Nielsen & Company, uma das gigantes da indústria de entretenimento, o segmento de *games cresceu 12% durante a pandemia*, movimentando *126 bilhões de dólares* e expandindo de vez a cultura gamer pelo país.
Os jogos eletrônicos tiveram uma expansão significativa durante a pandemia. Em 2020, o setor de games cresceu 20% e movimentou US $165,9 bilhões mundialmente, ou 60% mais que o volume das indústrias de cinema e música juntas.
No Brasil, de acordo com a firma de pesquisas Newzoo, o mercado de games faturou US $1,6 bilhão em 2019. As cifras de 2020 ainda não estão disponíveis. Mas a pesquisa Game Brasil 2021, que analisa o comportamento e o perfil dos usuários, dá algumas pistas: 76% dos entrevistados disseram ter jogado mais no ano passado e 42% afirmaram ter gasto mais.
Outro dado, da consultoria Newzoo apontou a perspectiva para o mercado. Segundo o estudo, até 2023 o faturamento do segmento de jogos no mundo deve alcançar 200 bilhões de dólares. Só em março de 2020, o aumento das vendas passou de 4% a 14%. No ano passado, o mercado mundial quebrou seu próprio recorde, movimentando 11 bilhões de dólares em novembro de 2020, 15% a mais do que arrecadou no mesmo período do ano anterior.
Para se ter uma ideia, recentemente conglomerados da tecnologia como o Google, Amazon e Apple lançaram novas plataformas e aplicaram bilhões no mercado gamer, de olho na mudança estrutural do que o consumidor procura para passar o tempo, uma vez que os jogos são acessíveis e apresentam bom custo benefício.
O documentário “Além dos Games” menciona 500 mil transmissões ao vivo pela internet no mundo, atingindo um público de 15 milhões de jogadores pelo planeta. Há inclusive a divisão entre jogadores hardcore, aqueles que se dedicam ao máximo aos jogos, até mesmo profissionalmente, e aqueles que buscam uma distração momentânea. Atualmente, muitos eventos gamers transferiram-se totalmente para o mundo digital, já que a pandemia impossibilitou a realização de grandes eventos presenciais.