A TIM, reconhecida pela sua forte relação com a música, usa esse elemento como elo de comunicação para a campanha “Orgulho de Ser”, criada pela BETC HAVAS, que celebrou o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ (28/06). A principal iniciativa foi o lançamento com exclusividade no Apple Music do single “Tolerância Zero”, interpretado por sete artistas LGBTQIAP+: Romero FERRO, Johnny Hooker, Doralyce, Hiran, Mel, Katú Mirim e Filipe Catto.
A canção faz parte do projeto inédito que chega à plataforma de streaming de música da Apple, em julho, em Áudio Espacial com Dolby Atmos. O álbum foi gravado durante um show que reuniu as sete grandes vozes da comunidade LGBTQIAP+, no início deste mês, no Blue Note, em São Paulo. A campanha, desenvolvida pela BETC HAVAS, conta ainda 07 pequenos vídeos de cada um dos artistas, sendo eles recortes de um minidocumentário completo com todos os cantores presentes e um lyric vídeo, especialmente para as redes sociais da operadora.
Confira o vídeo: https://youtu.be/xzljO8cj4wg
A população LGBTQIAP+ tem, cada vez mais, soltado a sua voz para proclamar com orgulho a sua própria identidade e diversidade. Nós valorizamos esta expressão de liberdade e queremos amplificar ainda mais essas vozes. Vimos na música um meio para potencializar essas histórias”, conta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM.
Todo o projeto do EP que também dá nome a campanha foi concebido pelo cantor Romero FERRO, cocriado e produzido pela agência SUBA (www.subajunto.com), por meio das suas verticais SUBA+, de diversidade, e SUBA MSK, de música. Além de estrelarem o lyric vídeo, os artistas narram suas histórias de superação e afirmação em mini documentários, contando a importância da música em suas trajetórias. A comunicação engloba os perfis da operadora no Twitter, Instagram, TikTok e Youtube.
O lançamento do lyric vídeo da música “Tolerância Zero” e do minidocumentário reverberou nas redes de parceiros da marca a partir do dia 28. Influenciadores da comunidade LGBTQIAP+, como Gominho e a dupla de embaixadores da TIM Diva Depressão, são alguns dos nomes que divulgarão as iniciativas em suas mídias sociais.
Vale lembrar que a TIM oferece acesso gratuito ao Apple Music por seis meses para clientes TIM Black Família, TIM Black e TIM Controle. Os usuários poderão conferir o álbum “Orgulho de Ser” em Áudio Espacial e navegar por um catálogo com mais de 90 milhões de músicas.
Sobre os artistas convidados:
Romero FERRO – Artista pernambucano, lançou seu primeiro álbum de estúdio em 2016. Homem gay, é reconhecido pelo forte acento sonoro de um pop bem elaborado, voz marcante e composições autorais que retratam, de maneira particular, o cotidiano da sociedade.
Johnny Hooker – Homem gay também nascido em Pernambuco, Johnny Hooker é, além de cantor, compositor, ator e roteirista. Foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantor na categoria Canção Popular. Com inspirações em David Bowie, Madonna e Caetano Veloso, representa gêneros como o glam rock, o pop e o tropicalismo.
Doralyce – Mulher preta, nordestina, body positive e bissexual, é dona de uma voz potente e entoa canções com reflexões importantes sobre diferentes grupos sociais minorizados. Seu principal hit, “Miss Beleza Universal”, trata de temas como equidade de gênero e orgulho do próprio corpo.
Hiran – O cantor baiano gay e negro é destaque do rap queer nacional. Com milhões de views e ouvintes, suas canções trazem para a cena musical independente brasileira novas propostas de discursos e influências.
Mel – Mulher trans preta, cantora e apresentadora, a goiana iniciou sua carreira como vocalista da Banda Uó. Apresentou o primeiro single solo em 2020. Acaba de lançar o single “Cardiopulmonar” e se prepara para o lançamento do seu primeiro álbum.
Katú Mirim – Cantora, rapper e ativista pela causa indígena, utiliza sua música para falar sobre sua vivência como mulher indígena e lésbica.
Filipe Catto – Artista trans não binária, ganhou fama ainda muito jovem, com trabalhos voltados para a MPB, o samba e o tango moderno. Com o tempo, avançou para outros gêneros, como o jazz, o rock e o bolero.
Ficha Técnica
Agência: BETC HAVAS
Anunciante: TIM
Produto: TIM Institucional
CEO & CCO: Erh Ray
CBO: Marcos Lacerda
VP de Criação: Alexandre Vilela (Xã)
Diretor de Criação: Alexandre Vilela (Xã) e Alexandre Fernandes
Planejamento: Renata Barbosa e Paolla Almeida
Marcas & Negócios: Flavia Braga, Bruno Lira, Érica Barreiros, Bruno Moreira, Rharyn Moraes, Loriene Avila, Fabiana Barros, Bárbara Passos
Estratégia Social: Marília Cotrim e Breno Cibelli
Conteúdo/Criação: Marília Cotrim, Breno Cibelli e Leonardo Almeida
Listening: Flavia Braga e Gustavo Ortiz
RTV: Anna Ferraz, Juliana Arantes e Bibiana Oliveira
Clientes responsáveis: Ana Paula Castello Branco, Carolinne Spiegel, Ana Carolina Abess, Eduarda Tavares e Bárbara David
Aprovação do Cliente: Ana Carolina Abess, Eduarda Tavares e Bárbara David
Produtora de Filme: Suba
Edição/Montagem: Felipe Jardim