O projeto do Conservatório UFMG Notas de Memória, que está disponibilizando no YouTube trechos de apresentações musicais que fazem parte do acervo do Centro de Memória do espaço, divulga nesta semana atrações de música popular e erudita. Serão lançadas partes dos shows de Boi Luzeiro, Susana Castro Gil, Matheus Ramos com participação de Ivan Corrêa e Samy Erick, e Duo Sofia Leandro e Bruno Santos. Os dois primeiros estreara no dia 10 de junho, e os últimos serão lançados na sexta-feira, 12 de junho.
Do grupo Boi Luzeiro será exibida uma apresentação do show Ser-Tão, que mostrou composições autorais falando da terra, do rio, dos sentimentos, do sertão, do corpo e da natureza, misturadas a declamações e breves encenações. A banda reside em Belo Horizonte e tem influência da cultura popular de diversas regiões do país, como folia de reis, maracatu de baque virado, coco, congo, ciranda e lavadeiras do norte de Minas.
O trecho de Susana Castro Gil apresenta seu trabalho em música erudita em Performando conexões: a criatividade performativa na interlocução musical. O evento foi um recital-conversa, parte da pesquisa de mestrado na área da performance, com orientação de Ana Cláudia de Assis. O espetáculo apresentou repertório de piano solo em diferentes espaço-tempos.
A apresentação de Matheus Ramos, junto com os convidados Ivan Corrêa e Samy Erick, mostraram arranjos originais e releituras que entrelaçam o jazz, o samba, baião, congado, maracatu e outros gêneros musicais. Matheus Ramos já tocou com Chico Amaral, Toninho Horta, Enéias Xavier, Wilson Lopes, Marina Machado, Joarez Moreira, entre outros músicos.
O Duo Sofia Leandro (violino) e Bruno Santos (marimba) apresentaram no último ano um concerto de música erudita com repertório voltado para obras de música contemporânea. A dupla foi criada em 2016, com objetivo de explorar a música original e adaptada para a formação violino e percussão, e ainda divulgar obras de compositores da América Latina e da lusofonia. Sofia e Bruno são professores do Departamento de Música da Universidade Federal de São João del Rei.