Na próxima terça-feira, dia 21, o programa Sem Estúdio, produzido pelo Editorial J, Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS (Famecos), entrevista o jornalista José Roberto de Toledo, editor-executivo da Revista Piauí. O quadro semanal de entrevista coletiva, realizado por alunos de jornalismo com profissionais da área, recebe, às 21h, uma das referências do jornalismo de dados no Brasil e pioneiro das técnicas de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC). A transmissão acontece na página do Facebook do Editorial J.
Perfil do convidado
José Roberto também é um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a qual presidiu de 2014 a 2015, e coordenou o treinamento de centenas de jornalistas e estudantes de jornalismo em cursos presenciais e online nas principais redações do país, além de Argentina, México, Chile, Colômbia, Peru e Paraguai. Além disso, foi repórter e colunista de política na Folha de S. Paulo e no Estadão.
O público pode mandar suas perguntas nos comentários para serem lidos no ar. Os alunos da Famecos estão entre o 1º e 3º semestre do curso. Com este programa, o Sem Estúdio chega ao seu décimo segundo episódio. Entre os entrevistados estão Isabel Vincent (New York Post), Andressa Collet (Vatican News), Andrei Netto (Headline News) e Marcelo Canellas (Rede Globo). Todas as entrevistas estão disponíveis para serem assistidas no Facebook do J.
Sobre o Editorial J
Como forma de integração com outros centros de ensino, o programa já recebeu estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA – Ceará), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro – Paraná), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – Minas Gerais) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Há oito anos, o Editorial J recebe estagiários e alunos voluntários dos mais variados semestres, que produzem diariamente conteúdos em diversas linguagens e plataformas. Neste período, o grupo já conquistou 27 prêmios de jornalismo regionais e nacionais. A produção pode ser encontrada no site e nas redes do @editorialj.